Ministério da Agricultura convoca 200 concursados para cargos de auditores fiscais agropecuários

O Ministério da Agricultura publicou o edital de distribuição de 440 vagas oferecidas para os novos servidores aprovados no Concurso Público Nacional Único (NU), realizado no ano ado. Do total, 200 concursados serão chamados para as cargas de auditores fiscais federais agropecuários (AFFAs) e outras 24 vagas serão para profissionais agentes agropecuários e de inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal e técnicos de laboratório. O edital foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

Segundo o ministério, os candidatos aprovados poderão escolher, conforme a ordem da sua colocação, a sua preferência quanto às vagas, regiões e especialidades.

O prazo para manifestação de preferências será de cinco dias corridos a partir da publicação do edital que foi feito nesta quarta-feira (21).

O resultado preliminar com a lista dos candidatos e o local para os quais foram distribuídos de acordo com a ordem de classificação será publicado pelo Ministério da Agricultura no Diário Oficial da União para futuras nomeações dos servidores.

Para a carga de auditor fiscal agropecuário federal, há vagas abertas para o Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e Tocantins. As demais vagas para as cargas de nível técnico são para os 26 Estados e Distrito Federal.

TRE-PE condena Alessandro Palmeira e Daniel Valadares por propaganda ilegal nas Eleições 2024

Blog Juliana Lima

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) derrubou a decisão da 66ª Zona Eleitoral de Afogados da Ingazeira e condenou o prefeito Alessandro Palmeira e o vice-prefeito Daniel Valadares por propaganda irregular nas Eleições 2024.

A decisão do tribunal foi por unanimidade: 7×0. O processo n° 0600221-10.2024.6.17.0066 movido pela Coligação União pelo Povo é referente ao uso de carro som para divulgação de publicidade institucional da Prefeitura Municipal de Afogados em período vedado pela legislação eleitoral.

De acordo com a acusação, “o conteúdo propagado pelo carro de som extrapola a legalidade, na medida em que exalta os feitos da istração e inclui conteúdo informativo sem valor para mascarar a ilegalidade presente na publicidade”.

Ao se manifestar, o Ministério Público Eleitoral de Pernambuco, através da Procuradoria Regional Eleitoral, apontou ser incontroversa a circulação do carro de som no município de Afogados da Ingazeira. O veículo propagou a seguinte mensagem:

”Fittipaldi e suas transversais. Pedimos a compreensão e o auxílio de todos na certeza de que o transtorno será rápido e ageiro, mas o benefício será duradouro. Assim que os serviços forem concluídos, os veículos poderão voltar a trafegar nas vias de imediato. Este é um comunicado da Prefeitura de Afogados da Ingazeira”.

”Desse modo, no entendimento desta PRE/PE, não só o anúncio realizado pelos recorridos por meio de carro de som constitui publicidade institucional, pois remete a realização de obra da Prefeitura – ainda com apelo propagandístico (“o benefício será duradouro”) – como esta foi divulgada em período vedado”, apontou a Procuradoria Regional Eleitoral.

Diante dos fatos, o procurador regional eleitoral Adílson Paulo Prudente do Amaral Filho manifestou-se pelo provimento parcial do recurso apresentado pela Coligação União pelo Povo.

Multados

Sandrinho e Daniel foram condenados ao pagamento de multa. O valor da multa aplicada a cada um será confirmado na publicação do acórdão da sentença pelo TRE-PE.

Egape abre mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos de capacitação profissional

Da Assessoria

A Escola de Governo da istração Pública de Pernambuco (Egape) está com inscrições abertas para 36 cursos gratuitos, totalizando mais de 5 mil vagas. As capacitações, disponíveis nas modalidades presencial e EaD, abrangem áreas como gestão de projetos, políticas públicas e transformação digital. As oportunidades são voltadas tanto para servidores públicos estaduais e municipais quanto para a população em geral, com aulas previstas para o mês de junho.

De acordo com o diretor da Egape, Henrique Oliveira, os cursos foram desenvolvidos para atender às necessidades do serviço público e do mercado de trabalho. “Esta é uma oportunidade valiosa para quem busca qualificação profissional sem custos. Oferecemos formações práticas e alinhadas com as demandas atuais”, destacou. Entre as opções disponíveis estão cursos como Gerenciamento de Projetos (presencial), que ensina metodologias de planejamento; Gestão de Políticas Públicas (presencial), com foco em otimização de recursos; e Automação de Processos (EaD), que aborda soluções digitais para tarefas repetitivas.

Os interessados podem se inscrever no site oficial da Egape (www.egape.pe.gov.br), onde estão disponíveis informações detalhadas sobre cada curso, incluindo grade curricular, metodologia e horários. Para dúvidas, a instituição disponibiliza os telefones (81) 3183-8025 (Coordenação Pedagógica) e (81) 3183-8065 (cursos EaD).

Câmara aprova reajuste de salários a servidores públicos – texto vai ao Senado

Câmara dos Deputados

Agência Câmara

A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que concede reajustes diferenciados de remuneração a diversas carreiras do Poder Executivo federal, reestrutura critérios para avanço na carreira, transforma cargos e unifica o recebimento de gratificações quando da aposentadoria.

O Projeto de Lei 1466/25, do Poder Executivo, será enviado ao Senado, substituindo a Medida Provisória 1286/24, que perde a vigência em 2 de junho.

O texto foi aprovado nesta quarta-feira, 21, com emendas do relator, deputado Luiz Gastão (PSD-CE), que reúne o resultado de diversas mesas de negociações conduzidas pelo Ministério da Gestão com representantes sindicais de diferentes categorias ao longo de 2024.

Para aqueles que não obtiveram acordo ou se não houve negociações, o texto concede reajustes de 9% em 2025 e de 9% em 2026.

Como a MP dependia da aprovação do Orçamento de 2025, os reajustes válidos desde janeiro deste ano foram pagos retroativamente em maio.

Uma das emendas aprovadas evita a inclusão de mais 27 carreiras ou planos de cargos no Sistema de Desenvolvimento na Carreira (Sidec), que estabelece condições para a progressão e promoção em virtude de avaliação de desempenho. O tema será tratado no âmbito de uma reforma istrativa ampla das carreiras.

Para o relator, deputado Luiz Gastão, o reajuste vai atrair e reter talentos na istração pública. Ele defendeu a proposta tendo em vista o cenário brasileiro de inflação significativa e de perda do poder de compra do cidadão. “A grande maioria dos servidores beneficiados pela proposição recebem remuneração razoável, muito distante daquelas que alcançam o teto do funcionalismo público”, disse.

Gastão afirmou que a proposta promoverá a racionalização, a simplificação e a padronização das diferentes carreiras e de sua estrutura remuneratória. Além disso, na opinião do relator, o texto dará mais eficiência no uso de recursos públicos com aperfeiçoamento da estrutura do Executivo. “As novas carreiras irão suprir áreas estratégicas nas quais não há pessoal específico para a sua ocupação”, informou.

Fatiamento

Ler mais

Festa da comunidade do Picos, em Iguaracy, começa nesta quinta-feira

A festa da comunidade do Picos, na área rural de Iguaracy, promete agitar a região, e contará com atrações musicais de destaque, além de uma vasta programação cultural e gastronômica.

O prefeito Dr. Pedro Alves, e o secretário de Cultura e Turismo, Marcone Melo, ressaltaram a importância da festa para o fortalecimento da cultura local e o impulso ao turismo na cidade.

Na abertura, hoje, quem sobe ao palco é Gil Camargo. Na sexta-feira (23), a animação fica por conta da banda Farra de Paredão. E, para fechar a festa com chave de ouro, no sábado (24), o público vai curtir Paulo Bom D’Farra/Galego Stylizado e  LindoJonson. Os shows terão início às 22h nos três dias de festa.

Dr. Pedro Alves destacou: “A Festa do Picos é uma oportunidade de celebrar nossa cultura, fortalecer nossa economia e oferecer momentos de lazer para toda a família. Estamos investindo para fazer desta uma das melhores edições de todos os tempos e convidamos toda a população a participar conosco”.

Sedepe oferta 1.179 vagas de emprego para Pernambuco nesta quinta-feira

A Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (Sedepe) divulgou a abertura de novas vagas de emprego. Ao todo, serão ofertadas 1.179 oportunidades para esta quinta-feira (22). Há ocupações disponíveis para médico veterinário, auxiliar de limpeza, operador de caixa, auxiliar de cozinha, pedreiro entre outras.

Estão contemplados os municípios de Araripina, Arcoverde, Belo Jardim, Bezerros, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Caruaru, Garanhuns, Goiana, Igarassu, Ipojuca, Palmares, Paudalho, Paulista, Pesqueira, Petrolina, Recife, Salgueiro, Santa Cruz do Capibaribe e Serra Talhada.

Para Pessoas com Deficiência (PCD), há oferta de 49 vagas exclusivas, distribuídas entre as cidades de Bezerros, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Petrolina, Recife e Salgueiro.

Com remunerações que podem variar de R$ 1.518,00 a R$ 5000,00, as oportunidades contemplam os níveis fundamental, médio e superior de escolaridade. Os interessados devem comparecer à Casa do Trabalhador, localizada na Rua da Aurora, nº 425, no bairro da Boa Vista, área central do Recife, ou a uma unidade mais próxima da Agência do Trabalho.

Alepe só deve votar indicação para Adagro na próxima semana

Blog da Folha

Prevista na pauta de votações do plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), ontem, a indicação do médico veterinário Moshe Fernandes para assumir a presidência da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) acabou sendo adiada. A falta do quórum mínimo de 20 deputados na Casa impediu a apreciação do nome do gestor. A expectativa no legislativo é de que a pauta somente seja votada na próxima terça-feira (27).

Com a pauta travada pelo atraso na votação de projetos de autoria da governadora, o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), convocou uma sessão extraordinária para após a reunião plenária, com objetivo de viabilizar a votação. Apenas 19 deputados registraram presença, em maioria de oposição e da bancada independente.

Ontem, a presidência da Alepe tentou ar a liderança da gestão estadual para levar o tema à votação hoje. No entanto, o vice-presidente da Casa, deputado Rodrigo Farias, não teve resposta até às 21h.

Comissão

Pela manhã de ontem, o indicado foi sabatinado na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ). Moshe recebeu votos favoráveis de todos os membros da Comissão, o que permitia que a Alepe avaliasse em plenário a indicação.

Presente na reunião, Moshe Fernandes agradeceu a oportunidade dada pela governadora Raquel Lyra (PSD), além de ter reforçado que enxerga essa oportunidade como uma missão para “servir, escutar e trabalhar junto com o povo”.

“A Adagro tem um quadro de funcionários que orgulha o Estado, pessoas altamente capacitadas. Não existe nenhuma dificuldade em termos de material. Então, a gente precisa aliar tudo isso e colocar esse serviço à disposição da população, do empresário, da agricultura familiar, para que a gente possa, no final, defender os nossos animais e vegetais de produção e colocar, com certeza, alimentos de qualidade na mesa da população”, disse.

Prefeito garante mais de R$ 3,6 milhões em recursos para o município de Iguaracy durante agenda em Brasília

Encerrando suas agendas istrativas em Brasília nesta quarta-feira (21) o prefeito Dr. Pedro Alves, de Iguaracy, acompanhado do vice Marquinhos Melo, conquistaram uma importante liberação de recursos financeiros para o município.

Ao todo, foram assegurados R$ 3.660.000 (Três milhões seiscentos e sessenta mil reais) em investimentos destinados a obras de infraestrutura, custeio e melhorias na saúde e assistência social no município. Além do valor destes recursos, o grupo também garantiu a aquisição de uma caçamba para a Secretaria de Obras, fortalecendo a frota de equipamentos da Prefeitura. Em Brasília, como divulgado, Dr. Pedro se encontrou com a governadora Raquel Lyra e o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, que em breve irão anunciar conquistas para Iguaracy.

Dr. Pedro Alves e Marquinhos Melo tiveram uma audiência com a senadora Tereza Leitão, onde reafirmaram o compromisso de buscar recursos e parcerias que promovam o desenvolvimento do município.

O prefeito destacou a importância dessa conquista e agradeceu: “Esses recursos representam uma grande vitória para nossa cidade. Com eles, poderemos avançar em obras de infraestrutura, melhorar nossos serviços de saúde e ampliar o apoio às famílias em situação de vulnerabilidade. Nosso compromisso é continuar trabalhando pelo bem-estar de todos os iguaracienses”.

Os recursos foram conquistados por meio de emendas parlamentares de diferentes representantes federais, detalhadas assim:

  • Deputado federal – Renildo Calheiros: R$ 2.400.000
  • Senador – Fernando Dueire: R$ 500.000
  • Senador – Humberto Costa: R$ 360.000
  • Senadora – Teresa Leitão: R$ 400.000 e 01 caçamba

Prefeitura de Quixaba realiza reunião estratégica com representantes do CRAS, CREAS e Conselho Tutelar

A Prefeitura de Quixaba, através da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou na uma reunião estratégica com representantes do CRAS, CREAS, Conselho Tutelar e com a participação do Advogado Dr. Geneci.

O encontro teve como pauta principal o alinhamento de ações e o fortalecimento do trabalho integrado no atendimento a crianças, adolescentes, famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade.

Na ocasião foi destacada a relevância da troca de informações, do respeito às atribuições de cada instituição e da atuação conjunta para garantir respostas rápidas e eficazes às demandas da população.

Encontros como este são fundamentais para consolidar parcerias, promover a resolutividade dos casos e assegurar que os direitos dos cidadãos sejam plenamente garantidos por meio de uma rede articulada e comprometida, destacou Maria de Lima.

Prefeito decreta estado de emergência em Triunfo, no Sertão

Farol de Notícias

O município de Triunfo, Sertão do Pajeú, foi o que mais choveu nas últimas 24 horas. A constatação é da Agência de Águas e Clima de Pernambuco (Apac). Foram 150 milímetros durante a noite e madrugada desta quarta-feira (21).

A ‘tromba d’água’, como vem sendo chamada pelos moradores, causou estragos na zona rural e urbana. Um creche foi atingida no distrito de Canaã, e uma agem molhada se desmanchou na zona rural, deixando várias famílias ilhadas. Além disso, muros caíram, bueiros jorraram, e algumas residências foram invadidas pelas águas.

Durante entrevista aos comunicadores Anderson Tennes e Danilson Magalhães, numa emissora de rádio local, o prefeito Luciano Bonfim, que encontra-se em tratamento de saúde, em Recife, disse que o governo municipal ‘arregaçou as mangas’ desde as primeiras horas da manhã, para minimizar os danos. Ele decretou estado de emergência

“Foi a maior chuva da história de Triunfo. Tem muita coisa destruída na cidade e zona rural. Algo assustador. Não paramos de trabalhar. A Defesa Civil do Estado vai mandar uma equipe completa para Triunfo. Falei também com a Casa Civil, em Brasília. Vamos decretar estado de emergência”, disse o prefeito, dando tranquilidade à população.

“Estamos envolvidos numa causa só, para reestruturar todos os pontos destruídos em Triunfo. As estradas vicinais estão intransitáveis. Inauguramos uma creche no distrito de Canaã, e o estado é triste. O Lago João Barbosa transbordou. Todas as medidas que fomos orientados, estamos agindo de imediato. Falei com a Casa Civil de Pernambuco, para a governadora ir até Triunfo, ver tudo de perto”, pontuou.

Comissão de Constituição, Legislação e Justiça dá aval para Moshe Dayan ser presidente da Adagro

Blog Dantas Barreto

O médico veterinário Moshe Dayan Fernandes de Carvalho, de 57 anos, teve a indicação para presidente da Adagro avalizada por unanimidade pela Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) da Assembleia Legislativa de Pernambuco, nesta quarta-feira (21). Ele foi ouvido pelos integrantes do colegiado e a sua experiência no setor da agropecuária foi aprovada. Moshe é assessor parlamentar da deputada estadual Débora Almeida (PSDB) e foi escolhido pela governadora Raquel Lyra (PSD) para presidir a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco.

O relator, Deputado Luciano Duque (SD), ressaltou a decisão acertada de Raquel Lyra em escolher Moshe para a Adagro. Assim como outros deputados presentes, Duque ressaltou a necessidade de o novo presidente modernizar a Adagro, ter sensibilidade e compreensão para que o Estado seja parceiro dos produtores.

O deputado Antônio Moraes (PP) considerou Moshe Dayan habilidoso e que tem tudo para realizar um grande trabalho, mas também sugeriu uma atenção a quem produz e precisa formalizar os negócios. Nino de Enoque (PL) apontou a dificuldade de se conseguir um documento na Adagro, mas acredita que, por atuar no setor, terá como reduzir a burocracia. Já Waldemar Borges (PSB) alertou que Moshe terá o desafio de superar a falta de estrutura da Agência.

“Eu tenho a humildade de dizer que vou procurar todos os setores do qual a Adagro fiscaliza e regulamenta. Os setores são parceiros, os setores são muito importantes. É preciso uma gestão animada e moderna para que o Estado possa responder ao tamanho da nossa agropecuária”, garantiu Moshe Dayan.

A sabatina e a votação no plenário, foram realizadas porque o presidente do Legislativo, Álvaro Porto (PSDB), recorreu a um dispositivo do Regimento Interno. Desde a semana ada, a Ordem do Dia está trancada e nenhum projeto pode ser pautado no plenário. Débora Almeida propôs o trancamento para que seja marcada a sabatina com o do Distrito de Fernando de Noronha e também seja apreciado o pedido de empréstimo de R$ 1,5 bilhão.

A ouvida de Moshe foi marcada após solicitação da Associação Avícola de Pernambuco (Avipe), devido à crise da gripe aviária. Álvaro Porto entendeu a gravidade da situação e determinou que o presidente da CCLJ, Alberto Feitosa (PL), marcasse a sabatina.

Prefeitura do Recife inicia licenciamento para o São João de 2025; confira regras e inscrições

Imagem ilustra bandeirinhas e balão de de São João; festa é celebrada no dia 24 de junho

A Prefeitura do Recife iniciou, nesta quarta-feira (21), o licenciamento para os festejos de São João no município. Entre os equipamentos que precisarão de autorização do poder público municipal estão: barracas de rua em que são comercializados artigos como roupas e fogos de artifício, além dos locais onde são realizadas as festas populares.

No caso das barracas, será permitida a comercialização de adereços como roupas e bandeiras, além de fogos de artifício. A permissão para funcionamento será válida para o período entre os dias 1º e 30 de junho.

Para o licenciamento valem os mesmos princípios do decreto 23.875, de 15 de agosto de 2008, que regulamenta a venda de artigos juninos. Após o cadastro haverá uma vistoria do Corpo de Bombeiros para a liberação do ponto, uma vez que será realizada a comercialização de fogos de artifício.

Inscrições

As inscrições vão até o dia 30 de maio. O processo é presencial, e o atendimento nas regionais vai das 8h às 12h, e os interessados devem ingressar com a documentação – identidade e comprovante de residência – nas três sedes regionais da Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon): Norte, Sul e Centro-Oeste.

As regionais da Secon, com os respectivos endereços, são:

Centro-Oeste

  • Rua José Higino, 77, Madalena. Telefone: 3355-7350

Norte

  • Avenida Beberibe, 1020, Arruda. Telefone: 3223-4650

Sul

  • Avenida Senador Robert Kennedy, 350, Ipsep. Telefone: 3355-1250

Locais para instalação de barracas de fogos:

Regional Centro-Oeste

Ler mais

Alcolumbre confirma sessão do Congresso e leitura de requerimento para instalação da I do INSS, diz oposição

O Globo

O senador Rogério Marinho (PL-RN), secretário-geral do PL, afirmou nesta quarta-feira ter tido a garantia do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) de que a próxima sessão do Congresso ocorrerá na próxima semana, entre os dias 27 e 28 de maio. Diante de Alcolumbre, Marinho disse que a oposição pretende ler o requerimento de instalação da MI do INSS. Até o momento, o requerimento da I, protocolado na última semana no Senado, conta com 41 s de senadores e 236 de deputados.

— Tivemos há pouco uma conversa com Alcolumbre sobre a próxima sessão congressual, que vai acontecer entre os dias 27 e 28. Teremos a oportunidade de lermos o requerimento de instalação da MI do INSS. São crimes contra os idosos indefesos, aposentados do nosso país. Queremos conclamar a esta casa um espírito de país, disse o bolsonarista.

Alcolumbre não manifestou contrariedade ao ouvi-lo falar. Caso se confirme a data da sessão, estaria desarticulada uma estratégia do governo federal, que articulava nos bastidores para adiar a instalação do colegiado. O objetivo era ganhar tempo e reorganizar sua base aliada antes do início dos trabalhos. A criação da I depende justamente da realização de uma sessão conjunta do Congresso Nacional. A estratégia remete ao início de 2023, quando o Palácio do Planalto buscou conter o impacto político da I dos atos golpistas de 8 de janeiro postergando sua instalação e costurando acordos que garantissem influência sobre os rumos da comissão.

Desde o início do ano, não houve nenhuma sessão conjunta do Congresso. O compromisso ainda não está marcado na agenda do Legislativo.

Ler mais

Fraude no INSS: AGU calcula que pedidos de reembolso de aposentados já somam R$ 1 bi

Estadão

A Advocacia-Geral da União (AGU) calcula que os pedidos de reembolso de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiveram descontos indevidos já somam R$ 1 bilhão. Mais de 1,74 milhão de aposentados e pensionistas do INSS solicitaram reembolso de descontos não autorizados feitos por entidades associativas.

As associações terão um prazo de 15 dias úteis para comprovar o vínculo com o beneficiário, anexando ao sistema documentos, por exemplo, que atestem sua filiação, a autorização para o desconto e a identidade do segurado. Se ficar confirmado que não houve autorização formal, o beneficiário receberá o reembolso.

Caso a entidade responsável não devolva os valores no prazo, o governo avaliará o prejuízo causado, os recursos apreendidos e decidirá se será necessário recorrer ao Tesouro Nacional para garantir o ressarcimento aos beneficiários.

Se 100% das associações tivessem fraudado os descontos a beneficiários, o custo chegaria a cerca de R$ 5,9 bilhões, mas essa não é a expectativa do governo.

IR 2025: Receita Federal libera consulta ao 1º lote nesta sexta-feira (23)

Imagem colorida mostra tela de computador em que está aberta página da Receita Federal para declaração do imposto de renda 2025 - Metrópoles

A Receita Federal vai liberar, a partir das 10h desta sexta-feira (23), a consulta ao primeiro lote da restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2025, referente ao ano-calendário de 2024.

Ao todo, serão reados R$ 11 bilhões para os 6,2 milhões de contribuintes contemplados (apenas os prioritários). No ano ado, o primeiro lote de restituição do IRPF somou R$ 9,5 bilhões, o maior lote de restituição pago, até então.

Esse lote também contempla as restituições residuais de exercícios anteriores. Conforme o cronograma do Fisco, a primeira leva de restituição será paga em 30 de maio, último dia para entregar a declaração do Imposto de Renda.

Imposto de Renda 2025

Para ser obrigado a declarar, o contribuinte precisa ter recebido rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888 no ano ado.

No caso de trabalhador rural, o limite da receita bruta de obrigatoriedade é de R$ 169.440.

Estão isentas da declaração as pessoas que receberam até dois salários mínimos mensais durante 2024, salvo se enquadrarem em outro critério de obrigatoriedade.

O cronograma de pagamento dos cinco lotes de restituição começa em 30 de maio e vai até 30 de setembro.

Quem não fizer ou atrasar o envio da declaração à Receita terá de pagar multa no valor mínimo de R$ 165,74 e, no valor máximo, correspondente a 20% do imposto devido sobre a renda.

Segundo a Receita Federal, a definição do montante pago no lote como o maior valor da história ocorre “em alusão ao Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte, comemorado em 25 de maio”.

Contribuintes prioritários

Do total de R$ 11 bilhões, R$ 7,8 bilhões serão destinados aos contribuintes com prioridade legal, o que corresponde a:

  • 240.081 restituições para idosos acima de 80 anos;
  • 2.346.445 restituições para contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 199.338 restituições para contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • 1.096.168 restituições para contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

A cifra restante será destinada a:

  • 2.375.076 restituições de contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida e optado por receber a restituição via Pix.