Por Ademar Rafael Ferreira (Papa)
Ade Maleu Lapa-el – Hoje falaremos sobre a cirandeira Lia de Itamaracá.
Papa – Maria Madalena Correia do Nascimento, a encantadora Lia de Itamaracá, onde nasceu no dia 12.01.1944, dançarina, compositora, cantora é por merecimento a cirandeira mais famosa do Brasil. Muito nova começou a participar de rodas de ciranda na ilha onde nasceu e sempre morou, trabalhou de merendeira em escola da localidade. No início da década de 1960 ou a ser conhecida como Lia quando Teca Calazans tornou famosos os versos: “Esta ciranda quem me deu foi Lia/que mora na Ilha de Itamaracá”.
Seu primeiro disco “A rainha da ciranda” foi gravado em 1977, no ano seguinte se fez famosa em todo Brasil após participação no evento “Abril por Rock”, em 2000 gravou “Eu sou Lia”, obra que lhe levou à França, onde se apresentou em várias oportunidades. Teve participação em longas e curtas metragens. No curta “Recife Frio” cantou eu “Eu sou Lia, Minha Ciranda e Preta Cira”, foi personagem principal no curta-documental “Formiga come o que carrega” e pela participação no filme “Bacurau” de Kleber Mendonça Filho viu sua obra “Ciranda sem fim” ser premiada pela Associação Paulista de Críticos de Arte em 2019.
Esta MULHER VENCEDORA tem entre seus principais prêmios o título de “Patrimônio Vivo de Pernambuco”, Doutora Honoris Causa da Universidade Federal de Pernambuco e samba enredo de duas Escolas de Samba: “Império da Tijuca, do Rio de Janeiro” e “Nenê da Vila Matilde, de São Paulo”.
De exuberante texto da poetisa, ensaísta, pesquisadora e jornalista Maria Alice Amorim, retiro o seguinte fragmento: “Soberana, feito uma deusa surgida das águas do mar ou uma rainha plena de realeza, é assim que Lia sempre aparece, levando-nos ao prazer de ouvir e dançar uma ciranda. Sim, porque ninguém fica imune ao ritmo da ciranda, muito menos aos encantos da filha de Iemanjá, que se habituou a cantar desde criança, na praia de Jaguaribe, localidade da Ilha de Itamaracá onde nasceu…”.
O espaço “Caixa Cultural de Fortaleza” apresenta a “Exposição Lia de Itamaracá – Cirandar e Resistir”, de 08.02.25 até 11.05.2025. Evento que o jornal “O Povo” assim apresenta: “Um dos nomes mais importantes da cultura popular brasileira, a cantora, dançarina e compositora Lia de Itamaracá ganha homenagem na Caixa Cultural Fortaleza a partir deste mês”. Pode reinar rainha o trono é seu.