Por Ademar Rafael Ferreira (Papa)
Ade Maleu Lapa-el – Chegou a hora de falarmos sobre Dona Ione.
Papa – Ione de Góes Barros – Dona Ione, professora, educadora com “E” maiúsculo, nasceu em Afogados da Ingazeira (PE), em 13.09.1924 segundo depoimento prestado para o historiador Fernando Pires foi alfabetizada pelos pais seguindo uma tendência da época. Seu primeiro contato com escola convencional ocorreu na Escola Pública Estadual em Delmiro Gouveia (AL), onde ou a residir na infância.
Essa MULHER VENCEDORA ingressou aos onze anos no Colégio da Sagrada Família em Casa Forte, em Recife (PE), após aprovação em exame de issão, onde permaneceu por um ano. Por questões financeiras interrompeu os estudos retomando-os em 1940 no Colégio Sagrado Coração de Caruaru (PE), inclusive com período em regime de internato. Nova mudança para cidade de Vitória de Santo Antônio (PE), ingressou no Curso Normal Rural do Colégio Nossa Senhora da Graça no regime de externato, morando na casa de tios.
No final de 1944 recebeu o diploma de professora do Curso Normal Rural e em janeiro de 1945 foi aprovada em concurso promovido pela Secretaria de Educação de Pernambuco e foi nomeada para Escola Estadual de Boa Vista, atual Ibitiranga, na região do Pajeú, onde nasceu. Em 1946 foi transferida para Afogados da Ingazeira onde iniciou sua vitoriosa carreira de educadora na terra natal no Grupo Escolar Padre Carlos Cottart. Este sucesso tem origem em sua tenacidade e direcionamento antecipado para “Educação Continuada”, conceito que surgiu na década de 1970 na Europa.
A prova disto são as diversas aprovações em certames promovidos por entes gestores da educação em nosso país, tais como: Suficiência em Geografia – Ministério de Educação e Cultura (MEC), Curso de Formação Rural na Escola Alberto Torres, Curso de Artes Industriais em Recife, Letras, Habilitação em Inglês, Licenciatura Curta e Plena, Pedagogia, istração Escolar, Graduação em Direito, nas cidades de Arcoverde (PE), Cajazeiras (PB), Caruaru (PE) e Souza (PB).
No Colégio Normal Estadual de Afogados da Ingazeira, onde ingressou por indicação de Dom Francisco destacou-se como grande EDUCADORA, é figura respeitada por todos e sinônimo de compromisso e entrega. Teve atuação destacada na criação da Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira (FAFOPAI), assumiu cargo de direção e deu legitimidade à entidade com o seu exemplo de vida.