20 – LÍDERES QUE ME INSPIRAM – ZILDA ARNS

Por Ademar Rafael Ferreira (Papa)

Ade Maleu Lapa-el – Vamos falar sobre Zilda Arns.

Papa – Zilda Arns Neumann nasceu em 25.08.1934 na cidade de Forquilhinha (SC) e na condição de médica pediatra e sanitarista entregou-se de tal forma para ação humanitária que setores de imprensa mundial classificaram-na como “Madre Tereza brasileira”, fazendo um comparativo com a obra de madre Tereza de Calcutá. Em nosso país muitas vezes não teve a mesma receptividade que recebia fora dos nossos limites territoriais.

Da orelha do livro “Zilda Arns – Uma biografia”, de Ernesto Rodrigues, transcrevo o texto a seguir que define com extrema claridade o tamanho da obra dessa mulher que faleceu sob os escombros do prédio onde se encontrava no Haiti, após terremoto. Diz o autor: “…Ela salvou milhares de crianças, tirou o Brasil do mapa vergonhoso da mortalidade infantil e transformou a vida de milhões de famílias, fazendo da Pastoral da Criança um exemplo para criação de instituições humanitárias no mundo inteiro. Nem sempre uma unanimidade incontestável, principalmente entre os que tentaram enquadrá-la pelo viés ideológico e religioso, Zilda Arns enfrentou, com a bravura e a determinação que herdou dos ancestrais alemães que adotaram o Brasil, os obstáculos impostos pela burocracia governamental, os políticos contrariados com sua competência, os poderosos da mercantilização da medicina e também o ‘fogo amigo’ das entidades católicas incomodados com o sucesso da Pastoral da Criança e desejosos dos recursos que ela conseguia mobilizar…”.

Com uma tenacidade invejável ela enfrentou todo tipo de boicote e de conspiração que um ser humano pode ar. Com inspiração divina venceu todas as batalhas e manteve-se firme defendendo suas teses. Indicada várias vezes para receber o Prêmio Nobel da Paz nos deixou sem que fosse merecidamente agraciada com a honraria. Para mim a não premiação dá muito mais nobreza para sua biografia e para seu legado. Este espaço é insuficiente para destacar os prêmios que Zilda Arns recebeu em vida e após seu falecimento, sua obra é muito maior do que o soma das obras daqueles com contestavam suas ações.

O que busco aprender com Zilda Arns: “Doação total para missões humanitárias, generosidade, fé, empreendedorismo, coragem, tenacidade…” O Brasil, como sempre, desconhece a importância da obra dessa catarinense. Prefere prestar homenagens para seus críticos que nunca fizeram um por cento do que ela fez.