Por Ademar Rafael Ferreira (Papa)
Ade Maleu Lapa-el – Falemos hoje sobre Padre Cícero.
Papa – Cícero Romão Batista nasceu no dia 24.03.1844 no Crato (CE). É uma das personalidades brasileiras com a maior lista de interpretações da sua vida. A grande maioria com falha na origem por carregar traços de preconceito e inexistência de fatos reais. Em cada biografia de Padre Cícero encontramos fatias do real e do imaginário, neste imaginário repousa enorme estoque das opiniões controversas. Assim sendo não tenho o propósito de detalhar a vida do grande bem feitor de Juazeiro do Norte (CE).
Tendo presente que “beatificação” e “canonização” são assuntos da Congregação para Causas dos Santos, não entrarei nessa seara. Mas cabe registrar que para seus seguidores “Padim Cíço” é santo sim. Esta linha de pensamento foi cantada pelo seu devoto Luiz Gonzaga em “Viva meu Padim” de onde retiro: “Olha lá no alto do horto/Ele tá vivo/O padin’ não tá morto… Ele é o meu pai/Ele é o meu santo/É minha alegria…”. Em tempo deixo o registro de que em 24.06.2022 a Santa Sé declarou Padre Cícero como “Servo de Deus” e autorizou a abertura do processo de beatificação.
Para este cronista Padre Cícero foi homem dotado de inteligência capaz de ter respostas para problemas do presente ou que surgissem dois séculos à frente. Para justificar esse pensamento transcrevo em formato abreviado as suas ponderações sobre ecologia: “1- Não derrube o mato; 2 – Não toque fogo no roçado: 3 – Não cace, deixe os bichos viverem; 4 – Não crie o boi e bode soltos, faça cercados e deixe o pasto descansar; 5 – Não plante em serra acima nem faça roçado em ladeira muito em pé; 6 – Faça uma cisterna no oitão de sua casa para guardar água de chuva; 7 – Represe os riachos de cem em cem metros, ainda que seja com pedra solta; 8 – Plante cada dia pelo menos um pé de algaroba, de caju, de sabiá ou outra árvore qualquer; 9 – Aprenda a tirar proveito das plantas da caatinga”, encerra a lista dos dez conselhos alertando que quem cumprir as recomendações terá um Sertão livre da seca e da escassez e quem descumprir verá o Sertão ser transformado em um deserto.
O que busco aprender com o cearense do século: “Fé, carisma, devoção as causas populares, capacidade de enxergar o mundo com olhos futuristas, sabedoria para ar as injustiças terrenas…”. Assim sendo ficam para reflexão três frases atribuídas ao Padre Cícero: “Ânimo, deixe tudo o que Deus não quer! – Dê o primeiro o e o resto o nosso bom Deus fará e quando Deus quer, água fria é remédio..”. Sua bênção meu Padim Ciço.