39 – LÍDERES QUE ME INSPIRAM – PADRE IBIAPINA

Por Ademar Rafael Ferreira (Papa)

Ade Maleu Lapa-el – Falaremos hoje o Padre Ibiapina.

Papa – José Antônio Pereira Ibiapina nasceu em Sobral (CE) no dia 05.08.1806, após residir com a família na região Sul do Ceará, nas cidades de Icó e Jardim. Integrou a primeira turma do curso de Direito da Academia de Olinda, no início da década de 1830. Foi o deputado mais votado da Província do Ceará na legislatura de 1834 a 1837, exerceu entre outros cargos o de Juiz de Direito e professor.

Com o desencanto perante às atividades desenvolvidas na vida civil dedicou-se ao catolicismo. Em 1853, aos 47 anos de idade, foi ordenado padre, alterou o nome para José Antônio de Maria Ibiapina. Muitos apontamentos indicam que foi fonte de inspiração para Antônio Conselheiro e Padre Cícero. Como sacerdote percorreu as províncias do Ceará, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba. Rígido quanto ao uso da batina, em sua caminhada foi conselheiro e com característica singular levou alívio ao povo sofrido do Nordeste, por meio de pregações e de atos.

Sua imensa obra religiosa pode ser detectada através das ações relacionadas com organização de missões, construções de capelas, igrejas, cemitérios, obras vinculadas às práticas que buscavam a convivência com a seca no semiárido nordestino, tais como poços, cacimbas e açudes, criou estruturas hospitalares e as famosas Casas de Caridade, destinadas preferencialmente para moças órfãs das regiões beneficiadas. As internas eram alfabetizadas, recebiam orientações sobre educação religiosa e moral, exercícios de atividades domésticas e assistência à saúde.

Com as habilidades desenvolvidas como professor, jurista e político foi elo de ligação entre a igreja e as pessoas humildes do Nordeste, foi didático com os agricultores, ensinando-lhes técnicas agrícolas e foi combativo defensor de direitos dos trabalhadores rurais. Suas ações eram alicerçadas em lógicas futuristas e por este motivo deixaram marcas significativas em todo Nordeste. No distrito Santa Fé, em Solânea (PB), as margens de PB-105, está de pé uma das obras, o Santuário do Padre Ibiapina, composto de Capela, Casa dos Milagres, Convento, Antiga Casa de Caridade, etc.

O que busco aprender com o Padre Ibiapina: “Coragem, força para defender os humildes e desamparados, empreendedorismo social, opção pela defesa dos pobres dando-lhes condições para viver com dignidade, religiosidade…”. Pena que poucas pessoas conhecem profundamente o legado do Padre Ibiapina.