O 2º dia da invasão russa à Ucrânia começou com registros de novas explosões em Kiev, capital do país. De acordo com informações preliminares, o sistema de defesa aéreo ucraniano abateu na madrugada desta sexta-feira (25) uma aeronave russa em pleno ar. Um prédio de 9 andares pegou fogo perto do local.
“A aeronave inimiga foi derrubada por nossa defesa aérea e caiu no distrito de Darnytskyi”, afirmou Anton Gerashchenko, ministro do Interior da Ucrânia, em publicação nas redes sociais. Darnytskyi é um distrito localizado na área urbana da capital da Ucrânia.
Ao menos 137 pessoas morreram e 316 ficaram feridas desde o início dos ataques e 25 regiões foram invadidas. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, proibiu na quinta-feira (24) que homens entre 18 e 60 anos deixem o país.
O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, afirmou que os Estados Unidos enviarão mais 7.000 militares para a Alemanha, Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia e Romênia. Já são 14.000 tropas norte-americanas enviadas à Europa desde o início da escalada de tensão entre a Rússia e Ucrânia. No total, há cerca de 100 mil militares dos EUA em solo europeu.
O presidente americano Joe Biden afirmou que Vladimir Putin, presidente russo, “tem ambições para além da Ucrânia” e “quer restabelecer a União Soviética”.