Sertânia sediou 5º Encontro de Formação que reuniu conselheiros tutelares de todo Estado

Um importante evento foi realizado pela Associação dos Conselheiros (as) e ex-conselheiros (as) Tutelares do Sertão de Pernambuco (Aconserpe), no auditório da Escola Técnica Estadual no município de Sertânia, com o objetivo em promover formação continuada.

O evento, que reuniu vários conselheiros do Estado de Pernambuco para se capacitarem e assim desempenharem melhor a função de conselheiro tutelar, mas um fato que chamou atenção foi que a referida capacitação contou com apenas um conselheiro de Sertânia, enquanto que teve profissional que veio de cidades longínquas do Estado, os de Sertânia, quatro deles, não participaram, apenas Tiago Medeiros, que no evento foi reconduzido a presidência da entidade por mais 4 anos.

A associação também elegeu para vice a primeira mulher negra para a função. Rondiléia Santos, natural de Cupira, ex-conselheira tutelar e bacharela em Serviços sociais.

Sendo evento de formação continuada, este contou com o apoio das prefeituras municipais, no transporte, alimentação e hospedagem de seus respectivos conselheiros (as) tutelares e demais profissionais participantes.

Segundo informações do Blog Tribuna do Moxotó, a Prefeitura de Sertânia não ajudou em absolutamente nada.

O bformou também, que soube através do conselheiro Tiago Medeiros que a Prefeitura de Sertânia, bem como a Secretaria de Ação Social e os que fazem o Condeca no município, não participaram e sequer enviaram representantes, mesmo tendo o contato prévio.

O Conselho Tutelar de Sertânia, hoje, ainda se encontra sem motorista, sem recepcionista e sem vigilante, além de diárias e salários congelados.

O Blog Tribuna do Moxotó ressalta que a conquista do Selo Unicef a por alguns requisitos importantes no tocante a sua conquista, pelo melhor aparelhamento dos conselhos tutelares e nesse quesito, Sertânia está aquém. Lembrando que o atual prefeito já com 4 mandatos, ainda não conquistou esse selo. O último foi conquistado foi em 2016 ainda na gestão de Guga Lins.