O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador André Guimarães, recebeu o secretário estadual de Defesa Social, Humberto Freire de Barros. Foi o primeiro encontro entre os representantes da Justiça Eleitoral e da SDS para tratar do tema Eleições 2022. O presidente destacou a confiança da Justiça Eleitoral nas forças de segurança estaduais para garantir um pleito seguro no Estado.
No encontro, ficou acertado que o TRE-PE irá indicar um representante para compor o Grupo de Trabalho das Eleições (GT Eleições) da SDS, colegiado que reúne, além de membros das polícias estaduais, representantes das Polícias Federal e Rodoviária Federal e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
Este grupo se reunirá periodicamente para planejamento das ações de segurança a serem adotadas no período eleitoral. Também promoverão a troca de informações e experiências visando uma ação interinstitucional coordenada.
O combate à desinformação foi um dos pontos destacadas durante a reunião e que será um dos principais alvos da atuação da Justiça Eleitoral, notadamente a disseminação de informações falsas sobre o sistema eleitoral. A SDS garantiu e às decisões iniciativas do TRE-PE sobre o tema.
Na ocasião, o presidente do TRE-PE entregou ao secretário o convite para a posse solene da nova mesa diretoria do TRE-PE, que será no próximo dia 10.