Por Franklin Portugal*
Pouco depois das 10h da noite de ontem a confirmação: o Náutico venceu o Floresta do Ceará por 3 a 1 nos Aflitos. Chegou ao 9⁰ lugar na Série C. E o técnico interino Otávio Augusto deixou o estádio sob aplausos da torcida do Timbu. Mas, fora de campo, o clima é de investigação em nível istrativo. É que chamou a atenção a declaração do presidente do Náutico Diógenes Braga. Ele suspeita que atletas do Timbu possam ter feito parte de um esquema de manipulação de resultados na Série B do ano ado. O Náutico foi rebaixado para a Série C. E nesta suspeita buscou orientação justamente com o presidente do Vila Nova, Hugo Bravo. O presidente do clube goiano foi quem primeiro fez as denúncias sobre manipulação de resultados na Série B, o que já resultou em 24 réus sendo 15 jogadores.
Saindo da Série C para embarcar uma divisão acima, a B. O Sport teve um certo alívio ao vencer o Botafogo de Ribeirão Preto por 3 a 0 na Ilha do Retiro. Foram dois gols de Vagner Love. O resultado colocou o Leão em 8⁰ lugar da tabela. Foi um certo alívio porque tava doendo a derrota para o São Paulo no primeiro confronto das oitavas de final da Copa do Brasil: o tricolor paulista venceu em Recife por 2 a 0. No jogo da volta agora, em 1⁰ de junho, vai ser uma missão dificílima reverter este placar para buscar uma classificação. No jogo diante do Botafogo de Ribeirão Preto, uma data histórica na Ilha do Retiro: mais de 18 mil torcedores, e uma torcida composta exclusivamente por mulheres crianças e portadores de deficiência. Um jogo voltado para a inclusão.
O Santa Cruz teve uma rodada feliz na Série D do Campeonato Brasileiro. O Arruda foi tomado por 30 mil tricolores nas arquibancadas. Uma renda de 590 mil reais. E eu pergunto: qual equipe do futebol brasileiro estando em uma Série D consegue esse feito? Poucas, certamente. E foi uma boa rodada para o tricolor por que venceu o Campinense no Arruda por 1 a 0. Foi para 3⁰ no grupo 3. Nesta rodada também, caíram invictos até ali: o próprio Campinense que perdeu para o Santa Cruz e o paraibano Sousa, que é líder, teve a derrota para o Nacional de Patos, equipe também da Paraíba. Vencer o Campinense deu ânimo novo no Arruda, é a segunda vitória do Santa Cruz na competição, mas o jogo expôs que o time precisa se ajustar na defesa e melhorar a pontaria no ataque.
Ainda falando de Série D, o Retrô teve um bom resultado fora de casa ao empatar com o Bahia de Feira em 1 a 1. O bom resultado vai para conta também do estreante no Retrô, o técnico Marcelo Martelotte.
Agenda da Semana:
Quarta-feira
Série B
- Criciúma x Sport, no Heriberto Hulse, às 21h30.
Sábado
Série C
- Náutico x América-RN, nos Aflitos, às 19h.
Série D
- Retrô x Atlético de Alagoinha (BA), na Arena de Pernambuco, às 17h.
Domingo
Série D
- Nacional de Patos-PB x Santa Cruz, no José Cavalcanti, às 16h.
Série B
- Sport x ABC, na Ilha do Retiro, às 18h.
*Franklin Portugal é repórter da TV Asa Branca – Afiliada Globo em Caruaru – e colabora semanalmente com crônicas esportivas para o Blog PE Notícias.