A um dia da realização do Enem 2023 e depois que mais de dez cidades adotaram, o governo de Pernambuco decidiu dar gratuidade no transporte público da Região Metropolitana do Recife para os estudantes da rede estadual que vão fazer as provas.
A gratuidade vai valer nos ônibus que circulam no Grande Recife. O Metrô do Recife não terá o benefício.
Os estudantes terão que ter o Cartão VEM e Livre para ter o ao benefício. A estimativa do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) – gestor do sistema de ônibus – é alcançar aproximadamente 100 mil estudantes da rede estadual.
A gratuidade valerá nos dois próximos dois domingos (5 e 12), quando acontecem as provas do Enem, e durante o horário de funcionamento do sistema. Segundo o CTM, os estudantes vão aproximar o cartão dos validadores dos ônibus normalmente, mas terão o valor das agens de ida e volta financiados pelo governo do Estado, que fará o ree aos operadores de ônibus.
Tarifas serão custeadas pelo estado
A informação do CTM é de que os valores das tarifas não deverão sequer ser descontados durante as viagens. Segundo o órgão, o pedido da gratuidade foi feito pela Secretaria Estadual de Educação.
Coordenadoria de Comunicação e Imprensa do Grande Recife Consórcio de Transporte informa: “Os estudantes da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco que irão realizar as provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), no domingo (05), e que possuem o cartão Vem e Livre (RMR), terão gratuidade no sistema de transporte no deslocamento aos locais em que serão aplicadas as provas, dentro da Região Metropolitana do Recife – RMR”.
“A medida, realizada a partir de solicitação da Secretaria Estadual de Educação, visa alcançar aproximadamente 100 mil estudantes da rede estadual, que utilizam o cartão mensalmente na região metropolitana do Recife”.