A chegada de um feriadão sempre leva a questionamentos sobre se serviços públicos ou privados vão funcionar ou não e isso se repete durante a celebração do Réveillon, desta sexta-feira (29) até a segunda-feira, dia 1º de janeiro de 2024.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que o último dia útil do ano para atendimento presencial ao público, com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias solicitadas pelos clientes, foi nesta quinta-feira (28). Nessa sexta-feira (29), não há expediente bancário e as instituições financeiras não abrem para atendimento presencial ao público.
Os bancos voltam a funcionar normalmente para atendimento presencial ao público nas localidades onde não há feriado municipal no dia 2 de janeiro.
Nos feriados e fins de semana, a população pode utilizar os meios eletrônicos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras.
Carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone, etc.) vencidos nos feriados e no dia 29 de dezembro, poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.
Os Correios anunciaram que as agências estarão abertas normalmente nesta sexta-feira (29), e fechadas no domingo, dia 31 de dezembro e segunda-feira, 1º de janeiro. Entretanto, haverá atendimento normal no dia 30 de dezembro nas agências que abrem aos sábados. E no dia 2 de janeiro as rotinas normais são retomadas.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que as agências vão funcionar normalmente nos dias úteis e que estarão fechadas em 1º de janeiro. Portanto funcionam normalmente nesta sexta-feira (29).