O Ministério da Defesa (MD) anunciou, nesta segunda-feira (1º), que vai começar a 94ª Operação do Projeto Rondon, em Pernambuco. A iniciativa será deflagrada na quarta-feira (03), com a Operação Velho Chico. Serão beneficiados 12 municípios com ações de cidadania, inclusão social e desenvolvimento sustentável.
A operação contará com a participação de 252 “rondonistas”, assim chamados os professores e estudantes universitários voluntários, que poderão realizar aproximadamente mil oficinas diferentes. A atividade segue até o dia 20 de julho.
A ação contemplará os municípios de Afrânio, Araripina, Cabrobó, Cedro, Dormentes, Exu, Lagoa Grande, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Maria da Boa Vista, Terra Nova e Trindade. Cada município receberá 20 integrantes de duas Instituições de Ensino Superior (IES), sendo dois professores e oito alunos por IES, para atividades que abrangem diversas áreas do conhecimento, como saúde, educação, meio ambiente, cultura, direitos humanos, justiça, comunicação, trabalho, tecnologia e produção.
Participam da ação, 24 Instituições de Ensino Superior (IES) de dez estados brasileiros. Em Pernambuco, o projeto já realizou três operações: Rei do Baião, em 2010; Canudos, em 2013; e Guararapes, em 2014.
O Projeto Rondon é uma ação social coordenada pelo Ministério da Defesa, que possui a missão de realizar atividades, com caráter de extensão, que contribuam para o desenvolvimento sustentável das comunidades contempladas, o bem-estar social e a melhoria da qualidade de vida.
Ao mesmo tempo, fortalece a cidadania, a liderança e os valores humanitários dos estudantes universitários para promover ações transformadoras a todos os envolvidos na operação, contribuindo para o fortalecimento da Soberania Nacional.
Desde 2005, o Projeto Rondon realizou 93 operações, beneficiando um total de 1.368 municípios, com cerca de dois milhões de multiplicadores de conhecimento entre produtores, agentes públicos, educadores e lideranças locais.
Informações sobre os horários e oficinas poderão ser obtidas com as equipes de “rondonistas” e nas prefeituras dos municípios participantes.
Confira algumas das oficinas que serão ofertadas:
- Manutenção e atualização de computadores;
- Inclusão Digital;
- Marketing digital no empreendedorismo;
- Produção agroecológica de horta;
- Educação financeira familiar;
- Oficina de prevenção em saúde bucal para crianças;
- Oficina de utilização de recursos tecnológicos;
- Oficina de proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa;
- o à educação e saúde de qualidade;
- Beleza e esmaltaria.