O Sindicato dos Metroviários do Estado (Sindmetro-PE) anunciou, no final da noite desta terça-feira (30), que a categoria aprovou o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do biênio 2024/2026 proposto pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).
No entanto, os profissionais seguem em estado de greve até o dia 22 de agosto, em que uma nova Assembleia Geral definirá os rumos do movimento grevista. O estado de greve foi decretado no último dia 25 deste mês.
Segundo o Sindmetro-PE, além da ACT, o encontro da categoria realizado nesta terça-feira, em frente à Estação Central do Recife, no bairro de São José, na área Central da capital, também serviu para o ree de informes aos profissionais sobre o Acordo Coletivo Especial (ACE).
“A proposta da empresa foi colocada em votação e, por decisão da maioria presente, foi aprovada com apenas 2 votos contra e 3 abstenções”, detalhou o Sindmetro-PE, por meio de nota.
Confira a lista do que foi aprovado no ACT:
- Reajuste de 2,58% que incidirá sobre todas as cláusulas econômicas, com pagamento retroativo a maio de 2024;
- 100% do INPC para 2025;
- O auxílio-creche será extensivo aos empregados homens, e a idade máxima da criança a de 4 anos para 5 anos e 11 meses.
Durante o encontro convocado pelo Sindmetro-PE, nesta terça-feira, o presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, detalhou sobre o andamento do Acordo Coletivo Especial (ACE).
“Estava parado (ACE) desde o início de maio na Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SEPPI) da Casa Civil, aguardando a devolução do processo do ACE para o Conselho de istração da CBTU. No entanto, até o momento, nada foi feito. O presidente Luiz Soares entrou em contato com os técnicos da SEPPI na última quinta-feira, 25 de julho, e no dia seguinte, 26 de julho, a SEPPI/Casa Civil oficializou o Conselho de istração da CBTU através do SEI, fornecendo todas as respostas solicitadas pelo Conad”, detalhou o Sindmetro-PE, em nota.