40 – LÍDERES QUE ME INSPIRAM – TANCREDO NEVES

Por Ademar Rafael Ferreira (Papa)

Ade Maleu Lapa-el – Tancredo Neves é o líder sobre quem falaremos hoje.

Papa – Tancredo de Almeida Neves nasceu em São João Del-Rei (MG), em 04.03.1910, exerceu as atividades de advogado, empresário e político, nesta última atividade é destacado no cenário nacional como um dos seus maiores expoentes. Poucos políticos brasileiros exerceram tantos cargos de relevância e foram eleitos para outros tantos de cargos distintos em pleitos eleitorais.

A carreira política teve início em 1935 como vereador pelo Partido Progressista em sua cidade natal. Alcançado pelo Estado Novo, foi preso e viu o mandato ser extinto, ou a atuar no ramo do direito e como empresário. Em 1947 foi eleito deputado estadual pelo Partido Social Democrático (PSD), e em 1950 foi eleito pela primeira vez como deputado federal. O mesmo Getúlio que havia tomado seu primeiro cargo na política em 1937 o fez Ministro de Justiça e Negócios Interiores, cargo que deixou após o suicídio do presidente gaúcho. Em 1954 foi novamente eleito deputado federal e durante este mandato exerceu cargos relacionados com finanças, a saber: Diretor do Banco de Crédito Real de Minas Gerais, do Banco do Brasil e secretário de Finanças de Minas Gerais. Foi filiado ao Partido Popular (PP), Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).

Mesmo tendo perdido a eleição para governador de Minas em 1960 foi convocado para exercer, de 08.09.1961 até 12.07.1962, o cargo do Primeiro-ministro após a renúncia de Jânio Quadros. Tal remendo permitiu a posse do esquerdista João Goulart. Posteriormente foi eleito deputado federal por várias legislaturas, senador, governador do seu estado e presidente da República, pelo sistema indireto criado durante o regime militar. Não assumiu tal cargo em função do falecimento.

Parte das suas habilidades como político é perceptível nas frases a seguir, a ele atribuídas: “Numa negociação muito delicada, não se deve apresentar de uma só vez as condições ou exigências estabelecidas por cada parte”. “Esperteza, quando é muita, come o dono”. “Escolher o adversário às vezes é muito mais importante que escolher o aliado”. “Não se faz política sem vítimas”.

O que busco aprender com o hábil Tancredo Neves: “Adaptabilidade, sem perder a essência, perfil conciliador, capacidade de negociar com extremos, carisma, argumentação adaptável a cada momento, sutileza…”. Seu estilo ímpar não foi herdado por ninguém, segue vago o espaço do sábio Tancredo Neves.