Por Franklin Portugal*
A cada rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, o Sport alimenta mais e mais o temor em sua torcida de que vai fracassar no objetivo de conseguir o o. O último tropeço foi em casa diante da Chapecoense, empate em 1 a 1. O Leão criou muito mais, mas falhou nas finalizações. Não vencer foi um baita desperdício e agora abre-se o risco da equipe permanecer na Série B para o ano que vem. É reta final de competição e o G4, grupo dos quatro primeiros colocados, e que ao final vão comemorar o o à Série A do ano que vem, está ultra concorrido. Hoje à noite será completada a 36ª rodada. Faltam dois jogos para que a Série B termine e aí saberemos se o Leão da ilha sobe ou não sobe. A depender dos resultados desta semana, o Sport pode sair do G4.
O Santa Cruz continua movimentando-se nos bastidores. E fora de campo propriamente dito, a equipe contratou um novo diretor: trata-se de Karmino Columbini, de 63 anos, com muita experiência no futebol e que batizou o Vagner Love quando este estava na base. O Santa Cruz confirmou a realização de três amistosos para este mês de dezembro: no dia 7 enfrenta o CSA em Maceió; depois vem para o Arruda, onde no dia 11 joga contra o ASA, de Arapiraca, e no dia 15, volta a enfrentar o CSA. Tricolor que volta a jogar a Série D em 2025. Entre todos os participantes do Brasil já divulgados, Pernambuco será representado por Central e Santa Cruz.
Já o Timbu, continua na Série C, onde fracassou mais uma vez na tentativa de o à Série B do ano que vem. Mas, claro, antes ainda vai ter o Campeonato Pernambucano, e a Copa do Nordeste, e por aí vai. Para isso o Náutico contará com uma das peças mais experientes do elenco: o atacante Paulo Sérgio. Ele elogiou bastante o técnico Marquinhos Santos. É um reencontro para os dois. Eles trabalharam juntos no Juventude em 2019.
A CBF anunciou que vai adiantar o calendário de 2025. Os estaduais vão começar mais cedo. O campeonato brasileiro da Série A será iniciado em março. Tudo para dar espaço ao campeonato mundial de clubes da FIFA, será realizado entre 15 de junho e 13 de julho.
E esta semana o torcedor brasileiro tem motivo para voltar ao clima de apreensão quando a gente fala de Eliminatórias para a Copa do Mundo aqui na América do Sul. O Brasil está em 4⁰ e volta a campo com duas partidas. A primeira delas depois de amanhã.
Agenda da Semana:
Quinta-feira
Eliminatórias da Copa, América do Sul
- Venezuela x Brasil, no Monumental de Maturin, às 18h.
Sábado
Série B
- Ponte Preta x Sport, no Moisés Lucarelli, às 21h30.
*Franklin Portugal é repórter da TV Asa Branca – Afiliada Globo em Caruaru – e colabora semanalmente com crônicas esportivas para o Blog PE Notícias.