Após voltar das férias, na próxima semana, Raquel Lyra vai escolher técnicos para completar sua equipe

Blog Dantas Barreto

A governadora Raquel Lyra (PSDB) volta das férias, na próxima semana, e há expectativa de que anuncie quem comandará as secretarias de Educação, Assessoria Especial, dos Esportes e da executiva da Causa Animal – estas duas criadas no final de 2024.

O foco maior está na pasta da Educação e alguns nomes já entraram na bolsa de apostas: os deputados estaduais João Paulo (PT) e Débora Almeida (PSDB), o federal Mendonça Filho (UB) e o professor Mozart Neves. Nenhum confirma convite e até mesmo descartam a possibilidade de assumir a função.

Entre aliados, existe a aposta de que Raquel Lyra colocará um técnico para substituir Alexandre Schneider, e isso tem sentido. Em dois anos, foram dois titulares na pasta, sendo que Schneider só ou seis meses. Caso a escolha seja por um deputado para acomodação política, daqui a um ano e dois meses, obrigatoriamente, a governadora teria de encontrar um substituto, já que o parlamentar deixaria a secretaria para disputar a reeleição. Ou seja, Raquel chegaria à marca de quatro secretários de Educação em um só mandato.

Evidentemente, isso é muito ruim, principalmente num setor complicado e que necessita de um trabalho contínuo para avançar nos índices de ensino, na construção das creches e em todas as ações que refletem no futuro de milhares de estudantes. Além disso, ao tirar deputados da Assembleia, Raquel corre o risco de quem substituir não chegar com o mesmo afinco para defender seu Governo. Mas quem decide é a governadora.

É bom lembrar que a oposição na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa é maioria e a governadora Raquel Lyra precisa de bons aliados nas presidências das comissões de Constituição, Legislação e Justiça, de Finanças e de istração, como tem atualmente. As definições terão que ser feitas antes do recesso acabar.