POR DENTRO DAS 4 LINHAS

Por Franklin Portugal*

Lamentável! Lamentável! Começo esse nosso assunto da Semana assim. Além de chocado com o que pode praticar o ser humano em termos de selvageria e covardia. Esse é o ponto em que as pessoas se colocam abaixo do que são animais. Vale mais pelo menos, agem pelo instinto e segundo as leis da natureza. Já parte das organizadas de Sport e Santa Cruz atuam pela sede de sangue e por criminosos que são. As cenas históricas, e de forma negativa, marcaram ruas de diversos bairros do Recife por ocasião do confronto entre Santa Cruz e Sport, no Arruda. Parte das torcidas organizadas dos dois clubes se enfrentaram. Proporcionaram imagens de violência em um nível que nem sempre se alcança. O resultado: homens espancado, despidos no meio da rua, violentados sexualmente com o uso de uma barra. Ao menos 12 pessoas foram internadas no Hospital da Restauração, vítimas de agressão física. De acordo com informações do Governo do Estado, a Secretaria de Defesa Social já sabia antes que os confrontos tinham sido marcados. Segundo a Polícia Civil, 14 pessoas foram detidas por violência. A governadora Raquel Lira determinou a proibição: os próximos cinco jogos de Sport e Santa Cruz, por qualquer competição, não terão torcida, mas essa decisão foi derrubada pela Justiça na noite de ontem. Eu acredito, particularmente, uma solução será implementar a venda de ingressos com biometria. Ou seja, quem cometer crime, quem for selvagem, quem for a favor de barbárie, quem não for “gente”, tem que ser identificado e punido severamente. Uma vergonha também não criar medidas suficientes para punir de formatura quem cometeu crime.

Pelo Estadual, marcou muito a vitória do Santa Cruz por 1 a 0 em cima do Sport. Um time de Série D superando o outro de Série A. E assim foi o Clássico das Multidões no Arruda. Três pontos que mantiveram o tricolor na liderança da tabela. Já no rubro-negro, a derrota acende o sinal de alerta. A tabela está assim:

1⁰) Santa Cruz, 13 pontos; 2⁰) Maguary, 12 pontos; 3⁰) Náutico, 10 pontos; 4⁰) Sport, 9 pontos; 5⁰) Retrô, 8 pontos; 6⁰) Central, 6 pontos. (Estes os 6 primeiros dentro da zona de classificação).

A maior goleada no Estadual 2025 até agora foi do Maguary: 5 a 0 em cima do Decisão, de Sertânia, jogando em casa, na cidade de Bonito. E aqui também mandamos as vibrações positivas para o Afogados FC, que atua amanhã e precisa urgentemente sair da vice lanterna, e por conseguinte, da zona de rebaixamento.

Agenda da Semana:

Hoje

Copa do Nordeste 

  • Sport x Fortaleza, na Ilha do Retiro, às 21h30.

Quarta-feira

  • Confiança x Náutico, no Batistão, às 19h.

Campeonato Pernambucano 

  • Decisão x Afogados, no Odilon Ferreira, às 15h.

Sexta-feira

  • Jaguar x Santa Cruz, na Arena de Pernambuco, às 20h.

Sábado 

  • Sport x Maguary, na Ilha do Retiro,  às 16h30.

Domingo 

  • Náutico x Afogados, nos Aflitos, às 16h.
  • Petrolina x Retrô, no Paulo Coelho, às 18h.

Segunda-feira

  • Central x Decisão, no Lacerdão, às 20h.

*Franklin Portugal é repórter da TV Asa Branca – Afiliada Globo em Caruaru – e colabora semanalmente com crônicas esportivas para o Blog PE Notícias.