Alexandre Padilha diz que saúde da mulher será prioridade de seu ministério

O novo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, se reuniu com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Otto Alencar (PSD-BA), na tarde desta quarta-feira (12) — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O novo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que a promoção da saúde das mulheres é uma prioridade da Pasta, após conversa no Senado com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, o senador Otto Alencar (PSD-BA) nesta quarta-feira (12).

“Eu vim conversar com o senador Otto, que, hoje, é presidente da CCJ, para que a gente pudesse priorizar na CCJ a votação dos projetos de interesse à saúde da mulher”, disse. “Saúde integral das mulheres é uma prioridade absoluta nossa, no Ministério da Saúde”.

Ele teria pedido ao senador que priorize a votação de um projeto de lei (PL) que institui a Política Nacional de Humanização do Luto Materno e Parental. A matéria, que foi enviada hoje à relatoria da senadora Augusta Brito (PT-CE), prevê a humanização e o atendimento da mãe e dos familiares de crianças nascidas mortas e dispõe sobre o registro dos natimortos.

A jornalistas, Padilha afirmou que Otto se comprometeu a colocar o projeto em votação na sessão da próxima quarta-feira (19) da CCJ.

O ministro da Saúde também teve uma reunião com o vice-presidente do Senado, Eduardo Gomes (PL-TO), e terá encontros com outros parlamentares na Câmara dos Deputados para tratar de demandas da Pasta. Padilha assumiu o Ministério da Saúde na segunda-feira (10), após a demissão da médica Nísia Trindade pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.