Governo de Pernambuco leva Caravana da Inclusão ao Sertão

A cidade de Belém do São Francisco, no Sertão de Itaparica, receberá a Caravana da Inclusão neste sábado (29). A iniciativa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), por meio da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD) em parceria com a Prefeitura Municipal, na Escola Dr. Alípio Lustosa, das 9h às 15h, e contará com a participação das secretarias estaduais da Mulher, Assistência Social e Defesa Social. Com emissão de documentos, exames e mutirão de atendimentos.

A Caravana da Inclusão tem como principal objetivo levar serviços essenciais à população com deficiência, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social e residentes em áreas rurais.

“Identificamos, por meio de diálogos com lideranças locais, uma grande dificuldade de o a serviços para pessoas com deficiência. Essa ação representa o compromisso do Governo de Pernambuco em reduzir essas barreiras e garantir direitos fundamentais”, destacou Marcos Gervásio, superintendente Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência.

Entre os serviços oferecidos pela SEAD está o cadastramento da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e do PE Livre o Intermunicipal, além da presença de intérpretes de Libras durante o evento. O Balcão de Direitos da SJDH irá emitir gratuitamente a segunda via de certidões de nascimento, casamento, óbito e averbação de divórcio, além da retificação de certidões: incluindo alterações de nome e gênero e registro tardio. A Secretaria da Mulher levará informações sobre serviços de combate à violência de gênero e distribuirá materiais educativos da campanha. A Secretaria de Defesa Social participará com a emissão de carteiras de identidade que serão entregues posteriormente. A Secretaria de Assistência Social Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, orientará os participantes a respeito do BPC, Benefício de Prestação Continuada.

A Prefeitura de Belém do São Francisco também participa da iniciativa, disponibilizando atendimentos de saúde, como aferição de pressão e glicemia, orientação nutricional e atualização do cartão de vacina. A Secretaria Municipal de Educação promoverá serviços de autocuidado para familiares de pessoas com deficiência, enquanto a Secretaria de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico oferecerá atividades culturais, como oficinas de papel machê e música, além de apresentações artísticas.