O município de Calumbi, no Sertão do Pajeú, deu um importante o rumo ao desenvolvimento sustentável. Uma reunião aconteceu na sede da Prefeitura com a coordenação do Pacto Pajeú Sustentável. A vice-prefeita, Maria de Lourdes, coordenou o encontro com os secretários, Jailson Antônio (Agricultura e Meio Ambiente) e Naiara Gomes (Planejamento e Gestão). Também estiveram presentes Mauricélia Souza, coordenadora do Pacto, e João Pedro, gerente da pasta de Agricultura do Cimpajeú.
O objetivo é fortalecer a agricultura familiar no território por meio de ações concretas e coletivas. Com a adesão ao Pacto, Calumbi se compromete a impulsionar iniciativas que beneficiem a população local. Isso inclui produzir alimentos de forma sustentável, proteger a vegetação nativa e incluir as pessoas no desenvolvimento sustentável da região.
O Pacto Pajeú Sustentável é uma iniciativa coletiva que visa promover o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar no território.
Ele é baseado em três pilares principais:
- Produzir: promover a produção sustentável de alimentos, com foco na certificação de produtos e incentivo às agroindústrias;
- Proteger: proteger a vegetação nativa e promover a restauração da Caatinga;
- Incluir: incluir as pessoas no desenvolvimento sustentável da região, com foco na agricultura familiar e no turismo rural sustentável.