Um motorista de um carro emparelhou o veículo com o comboio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Campos dos Goytacazes (RJ), nesta terça-feira (15), para xingar o petista.
De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, o homem usou o acostamento da pista para se aproximar do comboio. Ele teria gravado o momento em que xingou o presidente.
A PF considerou a aproximação temerária, determinou que o carro parasse de seguir o comboio de Lula e o conduziu até uma delegacia para registrar o boletim de ocorrência. Quatro pessoas estavam no veículo. Ninguém foi preso pelo episódio.
O presidente da República anda sempre em um comboio, ou seja, um grupo de carros parecidos que vão se deslocando em conjunto para aumentar a segurança e dificultar a identificação do veículo em que a autoridade se encontra.
Uma ambulância também acompanha o comboio.
Historicamente, quando algum carro desconhecido se aproxima demais do comboio, um ou mais veículos do grupo se afastam e fazem manobras, como freadas ou fechadas, para atrasar o veículo suspeito e afastá-lo dos demais.