A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) apresentou os avanços na preparação para o período de maior circulação de vírus respiratórios, que vai de março a agosto. Ao todo, 206 novos leitos pediátricos foram disponibilizados exclusivamente para atender casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), mantendo o sistema sob controle até o momento.
Um dos principais destaques foi a ampliação das teleinterconsultas. Desde 10 de março, mais de 350 atendimentos remotos foram realizados por médicos da Central de Regulação, promovendo um melhor direcionamento dos casos e fortalecendo a capacidade diagnóstica e de manejo dos quadros clínicos, especialmente em crianças.
Apesar do crescimento nas notificações e solicitações por leitos na última semana epidemiológica, o sistema estadual de saúde segue operando com estabilidade. “A antecipação na abertura dos leitos tem sido essencial para manter o equilíbrio da rede, mesmo com o aumento da demanda”, destacou Anderson Oliveira, secretário executivo de Gestão Estratégica e Coordenação Geral.
Ele também alertou sobre os cuidados preventivos que devem ser adotados durante o feriado prolongado. “É fundamental que os responsáveis evitem expor as crianças a riscos desnecessários. Higienização das mãos, evitar aglomerações e não levar a criança à escola em caso de sintomas gripais são atitudes que ajudam a controlar a propagação das doenças respiratórias”.
Para garantir respostas rápidas e coordenadas, foi criado em fevereiro deste ano o Comitê da Sazonalidade. O grupo reúne semanalmente especialistas das áreas de assistência e vigilância em saúde para monitorar dados epidemiológicos e definir ações estratégicas, com base no plano de contingência estadual.
O esforço conjunto entre o poder público e a população é visto como essencial para garantir a eficácia das ações de controle e prevenção durante esse período crítico para a saúde infantil.