Seminário da OAB com 20 ministros do STF, STJ, TCU e TSE será em… Madri

Universidad Complutense de Madrid: parceria com a OAB

Por Lauro Jardim/O Globo

O próximo convescote do Judiciário em grandes capitais mundiais está marcado para começar no dia 5, em Madri. Esses seminários, congressos, eventos ou palestras acontecem sempre longe de Brasília — muitas vezes, longe demais, ou seja, em alguma capital do circuito Elizabeth Arden.

Batizado com o pomposo nome de “Seminário Internacional de Infraestrutura, Segurança Jurídica e Jurisdição Constitucional”, o evento vai reunir nada menos do que (respire fundo, porque segue uma relação extensa): dois ministros do STF, 14 do STJ (quase metade da corte), três do TCU, um do TSE, 17 desembargadores; diretores do Cade, Antac, ANTT, CVM, Aneel e ONS; três integrantes do CNJ; e os chefes da AGU e da PGR, Jorge Messias e Paulo Gonet, entre outros nomes estrelados.

Tudo isso regado a coquetéis, jantares em locais estrelados e uma visita privada ao Museu do Prado num fim de tarde em que o local já está fechado para os mortais — que, afinal, ninguém é de ferro.

Quem organiza o seminário é a OAB com o auxílio de uma universidade madrilenha. E quem banca? Nos folders do evento os patrocinadores preferem estrategicamente não aparecer.

A OAB afirma que “o seminário tem como objetivo principal promover debates de alto nível” e que “participantes do Brasil e de diversas partes do mundo estarão reunidos para essas discussões”. Só que dos 140 participantes, entre palestrantes e mediadores, 130 são brasileiros, um é italiano e nove são espanhóis — certamente esse número bastante expressivo de representantes da Espanha deve justificar a realização do evento em Madri.