Blog Dantas Barreto
A disputa pela presidência do PT em Pernambuco está acirrada e o prazo para inscrição termina nesta sexta-feira (09). O ex-deputado Fernando Ferro já se inscreveu e o sindicalista Manoel Messias, representando o grupo liderado pela senadora Teresa Leitão, fará seu registro hoje. A corrente Construindo um Novo Brasil (CNB) ainda não definiu quem lançará. Mas o secretário-geral do partido, Sérgio Goiana, disse que também vai se colocar à disposição hoje.
Já o deputado Carlos Veras disse que ainda tentará garantir a unidade da CNB. A outra opção da tendência liderada pelo senador Humberto Costa é a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado.
A definição por Messias Melo aconteceu na noite desta quinta-feira, devido à divisão da CNB. Teresa Leitão ressaltou que ele é um antigo militante do PT e que nunca disputou cargo. “Messias é um dos fundadores da nossa corrente. É uma liderança com perfil de conciliador. Acreditamos ser o nome certo para a atual conjuntura do partido. É um candidato que quer negociar, promover uma mesa coletiva com todos e construir a unidade do PT. Ele conhece todos os pré-candidatos e tem uma leitura muito consistente sobre esse momento”, destacou a senadora.
Teresa disse que as discussões ainda estão muito fragmentadas entre as correntes petistas, mas que acredita na possibilidade do consenso e na formação da chapa única. Até o dia 26 deste mês, é possível haver essa unidade. O Processo de Eleição Direta (PED) do PT está marcado para 6 de julho deste ano.
Sérgio Goiana avisou que se inscreverá nesta sexta-feira, porém garantiu que o objetivo é “lutar pela unidade”. “Ainda não chegamos ao consenso, mas o importante é chegar no dia D com todos juntos”, salientou o secretário-geral do PT.
O deputado Carlos Veras viajará para os Estados Unidos em missão oficial, hoje à noite, e espera que antes disso haja um consenso na CNB e, consequentemente, entre todas as correntes do PT.
Márcia Conrado aguarda por alguma definição, numa conversa que pretende ter nesta sexta-feira com Humberto Costa e Teresa Leitão. Os dois senadores estarão em Serra Talhada acompanhando o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na inauguração da Casa de Parto Normal.