Os 9,4 milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiveram descontos na folha de pagamento nos últimos anos podem informar à autarquia a partir desta quarta-feira (14) se autorizaram ou não os abatimentos nos benefícios. Quem não reconhecer os valores descontados poderá solicitar a devolução do dinheiro.
O beneficiário precisar informar ao INSS se reconhece ou não os descontos realizados pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. Os dois canais de atendimento também podem ser usados para o aposentado ou pensionista pedir o dinheiro de volta.
Aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos em seus benefícios receberão a devolução dos valores com atualização monetária.
A restituição seguirá o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que corrige os valores pela inflação acumulada no período.
Veja o o a o para pedir o dinheiro de volta:
- e o aplicativo Meu INSS;
- Dentro do app, após fazer , clique no ícone do sininho, no canto superior direito da tela;
- Se você não tiver nenhum desconto, verá uma mensagem como esta: “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito no seu benefício”;
- Caso você tenha algum desconto associativo, você verá uma mensagem com o nome da entidade que fez o desconto e o período em que os valores foram cobrados.
Outra forma de verificar se houve algum desconto indevido é consultando o extrato de pagamento dentro do próprio aplicativo. Faça assim:
- Na página inicial do app, clique em “Extrato de benefício”;
- Escolha o número do seu benefício;
- Verifique se há descontos de mensalidade associativa que você não reconhece.
Se o segurado não autorizou o desconto, poderá comunicar o pagamento indevido e ter a devolução do valor de forma simples e sem burocracia:
- Pelo aplicativo Meu INSS (botão ficará visível na notificação recebida);
- Pelo telefone 135 (segunda a sábado, das 7h às 22h).
Outro ponto importante é que os aposentados e pensionistas que tiveram desconto de mensalidade não autorizado em abril terão o dinheiro devolvido na próxima folha de pagamento, em maio. Além disso, as demais mensalidades serão canceladas.