A Gerência de Educação dos Anos Finais do Ensino Fundamental, através da Unidade de Ensino Fundamental dos Anos Finais (UEFAF), iniciou o encontro com as 119 escolas de impacto. O objetivo dos encontros é dialogar estratégias de ensino para que os estudantes alcancem resultados satisfatórios de aprendizagens nas avaliações externas do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe). Além disso, o encontro serve para proporcionar debates e trocas de atividades em torno das produções pedagógicas que circulam nas escolas da rede estadual de Pernambuco para alcançar bons resultados.
Os encontros acontecerão de forma online com escolas das 16 Gerências Regionais de Educação (GRE). “O foco é promover diálogos mensais e compartilhar estratégias de ensino, construídas de maneira cooperativa nos encontros. São 119 escolas com proficiências de 246,1 em LP e 243,0 em Mat, e temos o objetivo de alcançar aproximadamente 11.837 estudantes, dados de 2019”, explicou a chefe da Unidade de Ensino Fundamental Anos Finais (UEFAF), Rosinete Feitosa.
Para a professora Mônica Germano, da Escola Estadual São Francisco de Assis, o encontro é sempre enriquecedor. “Como sempre, a formação foi muito enriquecedora. Sempre saímos com várias ideais para colocar em prática na sala de aula com os estudantes”, pontua.
“Nossas ações formativas promovem o engajamento dos professores, pois constroem os planejamentos de forma colaborativa. Dessa forma, eles significam seus planos de ensino de acordo com as habilidades do currículo e descritores da matriz do Saepe objetivados e aprimoram as suas maneiras de ensinar, permitindo que os estudantes avancem nas aprendizagens”, explica a gerente da GEPAF, Shirley Malta.