Adagro estará com os escritórios abertos até o 31 para atualização do cadastro agropecuário

Todos os escritórios da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) estarão funcionando no mês de maio para atender os produtores rurais durante a campanha de atualização do cadastro agropecuário e receber dados sobre os rebanhos e a localização das propriedades. A campanha segue até o próximo dia 31 de maio com o objetivo de manter a qualidade das informações dos rebanhos de importância para o agronegócio de Pernambuco, executar ações de prevenção de doenças de controle oficial e garantir o trânsito seguro dos animais.

O cadastro é obrigatório e o produtor precisa declarar todos os tipos de rebanhos sob sua responsabilidade, além de informar as coordenadas geográficas (geolocalização) da propriedade rural. Quem perder o prazo terá o cadastro da propriedade bloqueado na Adagro e ficará impedido de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) e de transitar com os animais.

Segundo a gerente de defesa animal da Adagro, Isabelle Valente, a participação de todos os produtores, independentemente do tamanho do rebanho, é fundamental para nortear as ações voltadas para a defesa agropecuária de Pernambuco.

“A partir dos dados fornecidos pelos produtores sobre o tipo de rebanho, quantidade e a localização precisa da propriedade, garantimos a proteção da saúde dos animais de importância econômica e traçamos medidas de prevenção, como reforço na vacinação de determinadas espécies ou implantação de barreiras sanitárias nos limites com outros estados”, ressaltou a gerente.

Para realizar a atualização, o produtor pode comparecer pessoalmente aos escritórios da Adagro, nos dias úteis, durante todo o mês de maio, ou de forma on-line, ando o site do Sistema de Integração Agropecuária (Siapec/PE) http://www.siapec3.adagro.pe.gov.br mas para atualizar o rebanho agropecuário pelo canal digital, o produtor precisa estar com o cadastro atualizado na Adagro e no Siapec.

Localização das propriedades

A apresentação das coordenadas geográficas da propriedade é um documento importante a ser informado no momento da atualização cadastral. Caso o produtor tenha dúvidas sobre como obtê-lo, procure a orientação dos fiscais e assistentes agropecuários nos escritórios da Adagro.

A Portaria Adagro nº 065/2024 prevê a obrigatoriedade da atualização cadastral em Pernambuco nos meses de maio e novembro, dos rebanhos bovino, bubalino, caprino, ovino, suíno, equídeo, aves, animais aquáticos, abelhas, entre outras espécies animais de interesse na defesa sanitária animal, após o Pernambuco receber o reconhecimento nacional de Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação, em 30/04/24, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.

De acordo com a Gerência Estadual de Sistemas Agropecuários da Adagro, o estado possui 242,4 mil produtores e 203,2 mil propriedades rurais cadastrados no Siapec Os rebanhos com maior número de espécies são ovinos (3, 77 milhões de animais), caprinos (3,17 milhões), bovinos (2,5 milhões de cabeças de gado), os equinos, com 99.357 mil e os suínos, com 869,7 mil animais.