Blog Dellas
“Vocês trouxeram para esta casa a antecipação do debate de 2026”, disse nesta segunda-feira no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a líder do Governo Raquel Lyra na casa, a deputada Socorro Pimentel, em aparte ao deputado Sileno Guedes, presidente estadual do PSB. O dia, imaginavam os próprios deputados, seria pacífico mas acabou em debates acalorados e acusações de parte a parte. A paz era aguardada com a volta do presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, em cuja ausência e sob a condução do vice-presidente deputado Rodrigo Farias, do PSB, se deu sob tensão a formação e escolha das comissões temáticas quando a Oposição, mesmo sendo minoria, conquistou 14 dos 17 colegiados.
Mas a serenidade esperada deu lugar a uma troca de acusações depois que o próprio Álvaro acusou o Palácio das Princesas de tentativa de interferência na casa, no episódio das comissões, citando a vice -governadora Priscila Krause e o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça.
Os deputados governistas Antonio Moraes (PP) e João Paulo Silva (PT) inscritos no pequeno expediente decidiram se contrapor ao discurso do presidente acusando o deputado Rodrigo Farias – muito elogiado por Álvaro – de ter atropelado o Regimento Interno, compondo as comissões sem negociar com os partidos e convocando a eleição para escolha dos presidentes durante o final de semana.
Coube a Sileno, inscrito no segundo expediente, quando são itidos os apartes, defender Álvaro e Rodrigo e reforçar as críticas ao Palácio. A favor do que dissera Sileno falaram os deputados Waldemar Borges, Cayo Albino e Diogo Moraes, todos do PSB, mas os deputados governistas Wanderson Florêncio( Solidariedade) e Socorro Pimentel(UB) também em apartes tentaram descredenciar as palavras do socialista que acusou o Governo Raquel de não saber trabalhar e nem fazer licitação. Wanderson fez uma avaliação de Raquel tendo como base o Governo Paulo Câmara que, segundo ele, não fez estradas como, segundo falou, está fazendo a governadora: “as estradas de Paulo Câmara não aram das ordens de serviço. Agora, ao contrário, elas estão sendo feitas e bem feitas”. Socorro Pimentel incomodou o PSB ao dizer que o partido antecipou o debate de 2026 e previu que os socialistas vão ser surpreendidos na eleição.