Apac entra em Estado de Observação; veja previsão de chuva no Recife e demais regiões

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) entrou em estado de observação devido às chuvas que caem em Pernambuco desde a madrugada desta terça-feira (19).

O alerta foi emitido por volta das 7h15 de hoje e vale para quatro regiões do estado, incluindo a Região Metropolitana do Recife.

Previsão de chuva Recife

“A previsão do tempo indica que há continuidade das chuvas hoje (19), se estendendo até amanhã (20). É importante acompanhar as atualizações da previsão”, diz o comunicado da Apac. O alerta vale para as seguintes regiões:

  • Mata Norte;
  • Região Metropolitana do Recife;
  • Mata Sul;
  • Agreste.

Onde mais choveu?

De acordo com a Apac, nas últimas seis horas os maiores acumulados de chuva foram registrados nas seguintes cidades:

  • Itapissuma (34mm);
  • Jaboatão (21mm);
  • Chã de Alegria (19mm).

Os dados foram atualizados às 7h desta terça-feira.

O que está causando as chuvas?

Segundo a entidade, a chuva é causada pela atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, associado à umidade em baixos níveis.

“Conforme já adiantado na tendência de precipitação, maiores acumulados devem ocorrer no Agreste, Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata. A chuva deve se estender até amanhã, dia 20 de dezembro de 2023”, diz a Apac.

Chuva Recife hoje

Às 7h30 desta terça-feira, a prefeitura do Recife entrou em estágio de mobilização devido às chuvas que caem sobre a capital.

“Nossas equipes estão de prontidão. No momento não há impacto significativo na rotina da cidade, mas seguimos monitorando”, diz o comunicado.

A orientação é que os moradores fiquem atentos aos novos alertas do Centro de Operações do Recife e sigam as orientações da Defesa Civil, que pode ser acionada pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.

Até as 7h45, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) não havia emitido boletim oficial com os pontos de alagamento da cidade, mas algumas ruas e avenidas da capital já apresentam pontos com retenção de água.