Apelo pelo fortalecimento do turismo religioso em Pernambuco e no Nordeste

O Estado tem pontos de peregrinação atraentes e que, se bem trabalhados pelo governo e setores privados, poderiam ser forte no turismo religioso

O fortalecimento do turismo religioso em Pernambuco. Esse foi o apelo feito pelo fundador da Comunidade Católica Obra de Maria, Gilberto Barbosa, à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e à vice-governadora, Priscilla Krause, em encontro recente no Palácio do Campo das Princesas.

Além de agradecer por investimentos em infraestrutura que beneficiam diretamente o o e a segurança de quem quer chegar na comunidade e região, realizados pelo Estado, Gilberto Barbosa destacou que Pernambuco poderia ganhar muito, sob diversos aspectos, se investisse em rotas da fé. Porque, potencial, o Estado tem.

O fundador da Obra de Maria, que tem sede em São Lourenço da Mata, no Grande Recife, mas é hoje uma das maiores instituições de evangelização social do mundo, relacionou alguns locais de peregrinação que são importantes não só para os visitantes, mas também para a preservação da história e da cultura.

Entre os pontos turísticos de peregrinação, estão locais na Região Metropolitana do Recife e no interior do Estado. “Eu vivo em todos os lugares do mundo e vejo como o turismo religioso transforma. O Vaticano vive em grande parte do turismo religioso, assim como Lourdes e Fátima. Nós temos potencial para isso”, defende Gilberto Barbosa.

E seguiu citando alguns dos principais atrativos turísticos. “São Severino dos Ramos, por exemplo, com o santuário que tem, um dos maiores lugares de visitação do Nordeste, precisa ser tratado com prioridade. Na minha visão, será um dos lugares mais visitados de Pernambuco e do Nordeste pelos fiéis se receber uma atenção especial. Se gasta pouco ali e vai transformar completamente a região”, exemplifica, citando o santuário localizado em Paudalho, na Zona da Mata Norte de Pernambuco.

Na reunião, Gilberto Barbosa anunciou a construção de uma nova igreja dedicada a São João Paulo II, em frente à Arena Pernambuco. João Paulo II esteve à frente do pontificado no Vaticano durante 26 anos e, este ano, sua canonização completou 10 anos.

Em maio de 2023, Dom Fernando Saburido celebrou uma missa de instalação da primeira paróquia dedicada a São João Paulo II, de Pernambuco, que ou a funcionar provisoriamente na comunidade Obra de Maria. O projeto da Matriz visa se tornar um importante ponto de peregrinação e fortalecer o turismo religioso na região.

“Essa igreja vai ser construída em frente à Arena Pernambuco, com capacidade para 1500 pessoas sentadas e é um projeto muito moderno. É a última paróquia que Dom Fernando Saburido criou, mas ao mesmo tempo é a primeira paróquia da arquidiocese dedicada a esse santo João Paulo II”.

O santuário de São Severino dos Ramos, em Paudalho, é um dos principais destinos de peregrinação no Estado. O local atrai milhares de romeiros e é reconhecido como patrimônio cultural e religioso, sendo um marco do turismo religioso em Pernambuco.