Uma frente fria vai chegar a São Paulo nesta segunda-feira (10), rompendo o bloqueio atmosférico que causou o forte calor no estado nos últimos dias. A capital paulista está em atenção para altas temperaturas desde o dia 25 de fevereiro, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura.
Neste domingo (09), último dia da onda de calor, a máxima prevista é de 32º C, com umidade relativa do ar em torno de 45%. No final da tarde, a entrada de uma brisa marítima aumenta a nebulosidade e os índices de umidade. Ainda assim, a possibilidade de pancadas de chuva é pequena.
A frente fria chegará ao litoral paulista no início desta semana, provocando aumento da nebulosidade e chuva de moderada a forte. São esperadas pancadas de até forte intensidade principalmente na faixa leste do estado, incluindo a capital paulista e a região metropolitana de São Paulo.
Nesta segunda-feira, com a chegada da frente fria, as pancadas devem começar no meio da tarde, com risco de formação de alagamentos. A temperatura mínima deve ser de 20º C e a máxima, de 30º C.
O cenário permanece instável na terça-feira (11), de acordo com o CGE. Pancadas de chuva também devem cair a partir da tarde e fica mantida a condição para formação de alagamentos e elevação das cotas de rios e córregos.