O Fórum Popular de Segurança Pública de Pernambuco (FPSP/PE) e a sociedade civil se reúnem na Assembleia Legislativa do Estado (Alepe) nesta quinta-feira (16), às 14h, para debater o aumento da violência letal em Pernambuco.
O evento, que tem como tema “O aumento da violência letal e a situação da Segurança Pública em Pernambuco”, reunirá gestores públicos, parlamentares, movimentos sociais, redes e organizações da sociedade civil que atuam com o tema, além de familiares de vítimas da letalidade policial.
A audiência será um importante momento de debate entre o governo e a sociedade civil sobre o contexto da Segurança Pública em Pernambuco, tendo em vista a deficiência e inabilidade da atual gestão estadual em dialogar e possibilitar espaços de participação social da população.
O FPSP/PE irá compor a mesa principal onde falará da sua incidência no controle social da política de Segurança Pública, apresentando casos emblemáticos de letalidade policial e reforçando a importância da participação popular e suas proposições acerca do tema.
Violência em Pernambuco
A audiência foi solicitada pelo próprio Fórum, à Comissão Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Alepe, que promoverá o encontro através dos mandatos da deputada estadual Dani Portela (Psol) e João Paulo Oliveira (PT), presidenta e membro da Comissão, respectivamente. O evento é aberto ao público.
O Fórum Popular de Segurança Pública de Pernambuco (FPSP/PE) é uma organização da sociedade civil fundada em 2017 que atua contra as violações de Direitos Fundamentais. O Fórum se opõe ao uso da violência como meio de controle social pelo Estado e pleiteia a prática de uma democracia verdadeira, participativa, baseada em relações igualitárias e solidárias entre pessoas.