Presente no ranking de países mais felizes elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e com um dos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) mais altos do mundo, a Austrália precisa de trabalhadores estrangeiros e facilita a entrada de imigrantes qualificados em seu território.
Brasileiros formam o maior grupo de imigrantes da América Latina para a Austrália, de acordo com o governo australiano. Há 46,7 mil brasileiros morando por lá, apontam dados do Censo 2021, o mais recente. Desses, 20 mil são estudantes. O Brasil e a Austrália mantêm uma relação diplomática há quase 80 anos e, além das facilidades do governo australiano para imigrantes em geral, há especificidades que podem beneficiar brasileiros.
Uma dessas razões é um acordo firmado em 2017 pelos dois governos, o “Acordo de Ciência, Tecnologia e Inovação”. Ele estabelece o compartilhamento de novas tecnologias e pesquisas entre ambos os países e facilita o intercâmbio de profissionais e estudantes dessas áreas.
Há, também, a parceria no programa “MOU Work and Holiday Maker”, que permite anualmente que até 500 jovens brasileiros, de 18 a 30 anos, permaneçam na Austrália todos os anos para férias de 12 meses com um visto especial. Neste período, eles podem trabalhar e ingressar em cursos de curta duração.
Lista de ocupações qualificadas
Para estrangeiros em geral, há a “Skilled Occupation List” (SOL) (Lista de ocupações qualificadas, em tradução literal), que traz as funções em que há demanda de trabalhadores imigrantes no país e que podem facilitar a obtenção de um visto de trabalho na Austrália. Atualmente, são 674 cargos que demandam de estrangeiros em destaque.
Há três tipos de demanda para trabalhadores estrangeiros na SOL: médio e longo prazo; curto prazo e lista regional de ocupações (que diz respeito a empregos com alta demanda em regiões específicas do país).
Na lista, mantida pelo Departamento de Imigração e Cidadania do governo australiano, os cargos são categorizados por visto necessário para exercê-los no país, qual período solicitado e qual agência de imigração está responsável pelo recrutamento.
Veja abaixo alguns cargos que precisam de trabalhadores estrangeiros na Austrália:
- Contador
- Ator
- Dançarinos e outros artistas
- Acupunturista
- Gerente de publicidade
- Engenheiro aeronáutico
- Piloto de avião
- Engenheiro agrônomo
- Encanador de ar-condicionado e serviços mecânicos
- Anestesista
- Apicultor
- Arqueólogo
- Professor de Artes para aulas particulares
- Marceneiro
- Cardiologista
- Carpinteiro
- Dentista
- Dermatologista
- Endocrinologista
- Bombeiro
Vida na Austrália
A Austrália é o 5º país no mundo em nível de Índice de Desenvolvimento Humano, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), levando em consideração indicadores de riqueza, alfabetização, educação, esperança de vida e outros.