Carnaíba mantém museu que preserva a memória Zé Dantas, filho ilustre da cidade

Por Aryel Aquino

O município de Carnaíba, no Sertão do Pajeú, começou a vivenciar nesta terça-feira (15), a programação da 29ª Festa do poeta e compositor Zé Dantas, filho mais ilustre da terra e principal parceiro de Luiz Gonzaga na composição de músicas que ficaram eternizadas na voz do Baião, como: Vem Morena, A Volta da Asa Branca e Forró de Mané Vito.

A cidade rende várias homenagens a Zé Dantas. Uma das delas é o museu construído pela Prefeitura Municipal, em parceria com o Governo do Estado, na gestão Paulo Câmara, para preservar a memória do carnaibano.

O ambiente fica localizado ao lado do Teatro José Fernandes de Andrade e do Pátio de Eventos Milton Pierre, espaço onde acontecerá a maior parte da programação da Festa de Zé Dantas, com apresentações culturais e musicais.

No Museu Zé Dantas é possível fazer uma viagem na história do poeta e compositor, que também foi médico. Podem ser vistos artigos pessoais, como gravatas que marcaram o seu visual, e instrumentos de trabalho, a exemplo do gravador para compor as músicas e a máquina de escrever, além de maleta que ele utilizava para atender seus pacientes. Nas paredes estão estampadas partituras de algumas composições famosas de Zédantas, como Sabiá, ABC do Sertão, Xote das Meninas e Riacho do Navio. Fotos de Zédantas com Luiz Gonzaga, sua família e de uma parceria com Jackson do Pandeiro estão disponíveis no local.

Durante a programação da Festa, o museu poderá ser visitado pelo público na terça e quarta-feira, das 7h às 12h, e das 14h às 17h; na quinta e sexta-feira, das 7h às 12h, e das 18h às 21h; e no sábado, das 7h às 12h.

Em uma ação inovadora da Diretoria Municipal de Cultura, quem visitar o museu ganhará o aporte Pernambuco para registros de viagens. A 29ª Festa de Zé Dantas, que teve sua programação iniciada nesta terça-feira, segue até o dia próximo dia 26.