Chuvas intensas continuam neste sábado; Sul e Sudeste terão acumulado de chuva

Depois de uma semana de fortes chuvas, a tendência é de que neste sábado (27), não seja diferente. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de ‘perigo’ e ‘perigo potencial’ em diversos pontos do Brasil. Os avisos são válidos até às 10h do sábado. Confira a previsão.

Os alertas do Inmet são divididos por cor e por tipo. Nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o Inmet emitiu alertas do tipo que indica chuvas intensas.

Nestas áreas, as partes em laranja significam ‘perigo’, com chuvas intensas, ventos intensos (60-100 km/h), queda de granizo, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Já as regiões em amarelo indicam ‘perigo potencial’, que prevê chuva até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Já no litoral de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, o Inmet emitiu avisos do tipo de acumulado de chuva.

O alerta laranja, que vai do Rio Grande do Sul ao Paraná, indica ‘perigo’, com chuva até 100 mm/dia, risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.

Já o alerta amarelo, que vai de São Paulo até o Rio, prevê chuva até 50 mm/dia, baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco.

No Rio de Janeiro, a chuva deve diminuir ao longo do dia, e o carioca deve ar a tarde e a noite com muitas nuvens. A temperatura máxima ficará em 31°C e a mínima, em 21°C.

Já em São Paulo, a temperatura máxima ser de 26°C e a mínima de 17°C. A manhã será de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. À tarde, o céu fica encoberto com chuva, e as chuvas isoladas volta à noite.

Como fica o tempo no Brasil para o resto da semana

  • Região Norte: a semana pode ser de pancadas de chuvas em praticamente toda a região, mas principalmente no Pará, Amapá, Rondônia e Tocantins. Nestas áreas, as chuvas podem vir acompanhadas de raios, rajadas de ventos e trovoadas. No Acre, Amazonas e Rondônia, não se descartam pancadas de chuvas isoladas com menores acumulados. Já em Roraima, o Inmet prevê pouca chuva.
  • Região Nordeste: o instituto prevê fortes chuvas ao longo da semana, principalmente na Bahia e no Piauí, que podem esperar raios, rajadas de ventos e trovoadas. Partes do Maranhão, Ceará e do sertão dos estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe também podem ar por chuvas. Segundo O Inmet, a previsão estar associadas à influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e do canal de umidade.
  • Regiões Centro-Oeste e Sudeste: são previstas chuvas intensas que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de ventos e trovoadas. Devem ser afetadas áreas no norte do Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, além do leste de São Paulo.
  • Região Sul: Áreas do leste do Paraná e Santa Catarina podem ter pancadas de chuva. No interior, a previsão é de menores acumulados de chuva.