Chuvas intensas deverão atingir Pernambuco e parte da Região Nordeste no início da próxima semana, alerta INMET

A associação entre a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a circulação dos ventos em altos níveis da atmosfera permanecerá contribuindo para deixar o tempo instável e com pancadas de chuva em grande parte do centro-norte da Região Nordeste.

A partir deste domingo (12), a ZCIT ficará mais ativa (mantendo a provável configuração em banda dupla), o que irá favorecer ainda mais o aumento de umidade e, consequentemente, a ocorrência de pancadas de chuva, muitas vezes, acompanhadas de rajadas de vento, raios e trovoadas, principalmente, no Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Pernambuco. Nos primeiros 10 dias do mês, as chuvas foram mais isoladas porém, muito intensas em alguns pontos, tanto do interior, quanto do litoral da região.

Entre os dias 13 e 15/02, pelo menos, a previsão é de pancadas de chuva (podendo gerar acumulados significativos, acima de 100 milímetros no período) em uma ampla área do centro-norte do Nordeste, contemplando o semiárido dos estados citados e também o litoral leste, desde o Rio Grande do Norte até Pernambuco.

Segundo o Instituto, é possível verificar o aumento de umidade no nível de 700hPa (aproximadamente 3.000 metros) na região Nordeste entre os dias 10 e 13, segundo a rodada do modelo numérico Cosmo 7 km desta sexta-feira (10). Esse padrão atmosférico, associado às análises de diversos campos meteorológicos e, também, de outros modelos numéricos, possibilitam concluir que existem condições meteorológicas favoráveis a ocorrência de pancadas de chuva, acompanhadas de trovoadas/raios e rajadas de vento, principalmente no setor centro-norte da região (desde o litoral até o interior).

Devido às atualizações diárias dos diversos modelos meteorológicos e a dinâmica da própria atmosfera, se faz necessário o acompanhamento da atualização da previsão do tempo, bem como dos avisos meteorológicos especiais emitidos no decorrer dos próximos dias.