Ciclone ainda provocará ventania no Brasil nesta quinta, alertam meteorologistas

Chuva e ventania no Rio

O ciclone extratropical ainda estará próximo ao litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com potencial para provocar fortes rajadas de vento nos estados da Região Sul, em várias áreas do Sudeste e do Centro-Oeste.

Segundo o Climatempo, as rajadas mais intensas no decorrer desta quinta-feira são esperadas para a Região Sul, para o sul e leste de São Paulo e pontos altos da serra do Rio de Janeiro.

No Sul, os ventos também intensificam nas áreas de Planalto, Vale do Itajaí e litoral catarinense, com rajadas que variam entre 60 e 90km/h, sendo que em áreas do Litoral Sul, Serra e Grande Florianópolis Serrana, podem ultraar os 100km/h.

“Nas próximas horas, a frente fria se afasta do estado e, com isso, reduz a intensidade da chuva. Os ventos, gradativamente, devem se intensificar e ficar com direção de quadrante sul. Assim, o risco é moderado para ocorrências relacionadas às chuvas em parte do leste do estado e moderada a alto para os ventos”, afirma em comunicado da Defesa Civil de Santa Catarina.

Nas redes sociais, diversos internautas publicaram os impactos da chuva e ventos fortes que se iniciaram ao logo da noite de quarta .

Mar agitado

A Marinha do Brasil emitiu alerta entre a costa da Grande Florianópolis e o Litoral Sul, com ondas que variam entre 3,0 e 4,5m.

Frio intenso

Uma massa de ar frio avança sobre Santa Catarina. A DCSC emitiu Aviso Meteorológico para queda acentuada das temperaturas e frio intenso. As fortes rajadas de vento combinadas às baixas temperaturas causam uma sensação térmica ainda mais baixa em todo o estado.

Aulas suspensas no RS

Devido aos alertas da Defesa Civil de possibilidade de inundações e enxurradas em todo o estado do Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira, o governo decidiu suspender as aulas em toda a rede estadual de ensino.