O governo de Pernambuco divulgou, nesta quinta-feira (16), detalhes sobre a 29ª edição da Ciência Jovem, feira promovida pelo Espaço Ciência. Gratuito, o evento será realizado entre a quarta (22) e a sexta-feira (24), na Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (ETEPAM), no bairro da Encruzilhada, Recife.
Confira a programação detalhada:
Segundo o estado, serão apresentados cerca de 260 projetos de alcance nacional e internacional. A feira também reúne trabalhos desenvolvidos por estudantes da educação infantil ao ensino médio/técnico.
O Ciência Jovem contará com a participação de alunos de 17 estados do Brasil e de países como México, Paraguai, Espanha e Porto Rico (EUA).
Os participantes da feira poderão desfrutar de apresentações culturais, além de visita ao Museu do Homem do Nordeste e tour pelo Sítio Histórico de Olinda.
Entre os participantes, Pernambuco lidera com 191 projetos participantes, seguido de Alagoas, Bahia, Ceará e Amapá. Na categoria internacional, a feira conta com projetos da Espanha, México, Paraguai e Puerto Rico (USA).
O evento conta com premiações que serão entregues para seis diferentes categorias: Iniciação à Pesquisa, Divulgação Científica, Incentivo à Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico, Educação Científica e Francis Dupuis (projetos internacionais).
Além da premiação, os projetos com as maiores pontuações recebem credenciais e podem participar de outros eventos nacionais e internacionais.
A Coordenadora da 29ª Ciência Jovem, Vitória Pessoa, destaca a importância do evento na popularização do conhecimento científico. ”A Ciência Jovem, além de funcionar como ambiente fomentador de iniciativas científicas, tem como principal objetivo tornar a ciência mais ível para sociedade, promovendo a democratização do saber e estimulando o interesse pela pesquisa e descobertas científicas”.