Entre os dias 18 e 23 de novembro, o Conservatório Pernambucano de Música (M), localizado no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife, será palco de uma série de celebrações musicais. A ‘Semana da Música 2024’ reúne mais de 500 músicos, entre artistas locais e internacionais, além de professores e estudantes, que farão apresentações que prometem encantar o público. O evento também oferece uma vasta programação acadêmica, como palestras e rodas de conversa, totalizando mais de 43 atividades.
A programação musical é marcada tanto pela música erudita, quanto por apresentações de música popular. Entre os artistas estão o pianista curitibano Estefan Latcekiw, o cantor paulista Marcinho Eiras, os pernambucanos Geraldo Maia e Almério, e o icônico grupo Quinteto Violado. Além desses artistas, a Semana da Música do M também terá a participação dos grupos do Conservatório Pernambucano, oferecendo ao público uma oportunidade de conhecer a diversidade e a qualidade da produção musical da casa.
O evento também será ponto de encontro para acadêmicos, estudantes e profissionais da área, com uma série de palestras, mesas-redondas e workshops sobre temas relevantes no campo da musicologia, pedagogia musical e práticas artísticas. As atividades de pesquisa visam estimular a reflexão, o intercâmbio de ideias e o aprimoramento do conhecimento na área musical, abordando desde as últimas tendências acadêmicas até questões históricas e culturais da música.
“O Conservatório Pernambucano de Música tem o prazer de convidar o público para esse que é um dos eventos mais importantes realizados pela instituição ao longo do ano. A Semana da Música vai celebrar a riqueza da produção musical do Brasil e do mundo, criando um espaço de aprendizado, troca de experiências e valorização da arte, que reúne uma vasta e diversificada programação, promovendo o encontro entre músicos, pesquisadores, estudantes e o público em geral“, destaca a gerente geral do M, Janete Florêncio.
Com 94 anos de história, o Conservatório Pernambucano de Música é uma das mais importantes instituições de ensino musical do Brasil, sendo referência na formação de músicos e no fomento à cultura musical em Pernambuco. A instituição tem desempenhado um papel fundamental na educação e valorização da música, oferecendo uma formação de excelência. Seu compromisso com a qualidade acadêmica, aliado a uma sólida tradição, faz do M um centro de referência de formação de artistas e de desenvolvimento de pesquisa sobre a música em suas diversas vertentes.