Deputado do PP é eleito presidente da Comissão de Orçamento do Congresso

O deputado Júlio Arcoverde (PP-PI) foi eleito presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso — Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

O deputado Júlio Arcoverde (PP-PI) foi eleito, nesta quarta-feira (24), presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional. A votação foi simbólica. Ele designou o senador Ângelo Coronel (PSD-BA) como relator do Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025.

Aliado do presidente nacional do PP, o senador Ciro Nogueira (PI), Arcoverde agradeceu ao correligionário e aos líderes do PP na Câmara, dr Luizinho Teixeira (RJ), e ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), “pela lealdade, parceria e principalmente pela confiança em nossa atuação parlamentar” e pela indicação para presidir a CMO.

“Precisamos oferecer à sociedade um planejamento melhor do país para que não faltem os recursos mínimos que lhe garanta uma sobrevivência digna. Para cumprirmos nossa missão, precisamos da colaboração e participação efetiva dos nossos caros colegas de Parlamento”, afirmou o parlamentar em seu discurso.

Como presidente da CMO, Arcoverde terá a função de ditar o ritmo dos trabalhos na comissão, nomear os relatores dos projetos e medidas provisórias (MPs) sobre créditos orçamentárias e decidir o que será pautado nas sessões.

No ano ado, por exemplo, o governo utilizou a influência sobre a então presidente para segurar por meses a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).