G1
Esta sexta-feira (11) será de sol em quase todo o país, com exceção do Sul. Até o meio da tarde, uma nova frente fria vai se formar no litoral gaúcho e avança em direção ao Sudeste, provocando uma mega virada no tempo em São Paulo, Rio de Janeiro, Sul de Minas Gerais, Espírito Santo e partes do Mato Grosso do Sul , inclusive no Dia Dos Pais.
Um cavado, um sistema que fabrica nuvens de chuva, está entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Entre as cidades que serão atingidas estão: Pelotas (RS), o Fundo (RS), Santa Maria (RS) e Chapecó (SC).
Também tem previsão de chuva em Maceió, Rio Branco e Manaus. No centro do Brasil, o calor predomina e a chuva continua bem longe.
Foi confirmado pelo Instituto Nacional de Meteorologia, que Cuiabá superou os 40°C, marcando 40,4°C na noite desta quinta-feira(10). No meio da tarde, bem acima da média histórica de 34,7°C. Logo em seguida veio Campo Grande, com 35,2°C, também acima da média de 29°C.
Nesse período do ano, é comum as altas temperaturas, por causa da estiagem, mas esse ano o calor vai ganhar cada vez mais intenso isso acontece por causa do El Niño que está em ação por aqui.
Previsão para o fim de semana de Dia Dos Pais
No fim de semana de Dia Dos Pais, o tempo será com chuva e queda nas temperaturas no Sul e Sudeste, calor e baixa umidade do ar no Centro-Oeste. Já no Norte e no Nordeste, estão previstas pancadas de chuvas isoladas.
Em meio a essa virada, São Paulo vai ser a capital que mais vai sentir a agem da frente fria, com 31°C no sábado e chuva à noite, domingo 19°C e dia chuvoso e queda de 12°.