Em março, Cabras de Lampião comemora 30 anos de xaxado e cultura em Serra Talhada

Da Assessoria

O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião comemora seus 30 anos de trajetória com um grande festival no Quintal do Museu do Cangaço, de 17 a 22 de março de 2025. O evento inclui oficinas de xaxado e percussão, palestras, mostra de cinema e apresentações culturais como xaxado, frevo, hip hop, capoeira, além de shows com o cantor e percussionista Escurinho, além do Mestre Assisão.

Fundado em 20 de março de 1995, o grupo surgiu para preservar a história de Lampião através do xaxado, se consolidando como um dos principais divulgadores da dança criada pelos cangaceiros. Com origem em Serra Talhada – terra natal de Lampião – o Cabras de Lampião já se apresentou em diversas regiões do Brasil e no exterior, levando a cultura do sertão para países como Itália, Venezuela e México.

Além das apresentações, o grupo mantém a Escola de Xaxado, o Museu do Cangaço e o Sítio agem das Pedras, e promove eventos culturais como o Encontro Nordestino de Xaxado, O Massacre de Angico e a Feira de Literatura de Cordel. Também desenvolve projetos de inclusão social com aulas de dança para mais de 100 crianças e adolescentes.

O evento “Festival Cabras de Lampião – 30 Anos de Xaxado” é realizado pela Fundação Cultural Cabras de Lampião, com apoio da PNAB Pernambuco, Secretaria de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.