Entregadores de aplicativos, como iFood, Rappi e Uber Eats, realizam um protesto no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, na manhã desta segunda-feira (31). O ato faz parte do “Breque Nacional dos Apps 2025”, mobilização nacional da categoria para reivindicar melhores condições de trabalho.
O protesto ocorre na Avenida Bernardo Vieira de Melo, no sentido Boa Viagem, na altura do Cerpe. Os manifestantes exibem faixas com reivindicações, montaram uma barricada com bicicletas e incendiaram pneus, bloqueando a agem da via.
A paralisação nacional tem como objetivo chamar a atenção para as condições de trabalho e para os valores pagos pelas plataformas aos trabalhadores. Entre as principais exigências estão:
- Aumento da taxa mínima para R$ 10,00;
- Reajuste do valor por quilômetro rodado para R$ 2,50;
- Limitação das rotas de bicicleta a um máximo de 3 km;
- Pagamento integral da taxa por entrega, sem redução em pedidos agrupados por empresas como iFood.
O ‘Breque dos Apps’ é um movimento que conta com o apoio de entidades como a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), a Aliança Nacional dos Entregadores por Aplicativos (Anea) e a Associação dos Motoboys, Motogirls e Entregadores de Juiz de Fora (Ammejuf).