A Escola Municipal José Gonçalves do Nascimento, de Solidão, no Sertão do Pajeú, foi reconhecida como a única escola premiada da região na segunda edição do Prêmio Escola Destaque, parte do programa Criança Alfabetizada, promovido pela Secretaria Estadual de Educação e Esportes (SEE). A cerimônia de entrega aconteceu no Hotel Canariu’s, em Gravatá, no Agreste de Pernambuco.
Estiveram presentes no evento o prefeito Djalma Alves, a gestora da escola, Dilza Oliveira, a secretária de Educação, Aparecida Ramos, além de seis professoras que atuam na educação. A premiação foi entregue pela governadora Raquel Lyra e pela vice-governadora Priscila Krause.
O Prêmio Escola Destaque é concedido às instituições escolares que obtiveram os melhores resultados em alfabetização no Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe). Criado em 2000, o Saepe avalia e incentiva a melhoria educacional nas escolas. As 50 melhores escolas municipais do estado recebem um apoio financeiro para aprimoramento educacional.
Solidão foi o único município da região premiado, conquistando R$ 80 mil para investir em ações voltadas à melhoria da alfabetização dos alunos, conforme orientações da SEE e a Lei 16.617/2019.