Escolas da Rede Estadual começam a receber gêneros alimentícios da agricultura familiar

As escolas da Rede Estadual iniciaram o recebimento dos gêneros alimentícios hortícolas fornecidos pela agricultura familiar. Melancia, melão, banana, batata doce, cará, macaxeira, cebola e abóbora am a ser recebidos pelas cooperativas e irão compor os cardápios escolares em benefício de aproximadamente 410 mil estudantes, salvaguardados pelas diretrizes estabelecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que determina o atendimento integral do público alunado.

Em estímulo à economia local e ao desenvolvimento econômico do Estado, estão envolvidos nessa iniciativa o somatório de 1.068 agricultores familiares, juntamente com 24 cooperativas vinculadas ao Programa de Escolar de Pernambuco (PAE/PE), fortalecendo a preservação da Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (SANS) do Estado.

Em 2022, 19 cooperativas atendiam as demandas da alimentação escolar da Rede Estadual. Além disso, desde maio as escolas localizadas no Sertão de Pernambuco são beneficiadas pelo fornecimento de mix de carne caprina, também de origem agrícola local.

“É de grande importância a garantia de ofertar produtos provenientes da agricultura familiar para os estudantes da nossa Rede Estadual. Consideravelmente, são alimentos de melhor qualidade na escola, contribuindo ainda mais para a formação de hábitos alimentares saudáveis e respeito à cultura e às práticas alimentares regionais”, destacou a superintendente do Programa de Alimentação Escolar, Paula Darling.