FAB vai desativar a Base Aérea de Recife

A Base Aérea de Recife (BARF) será desativada em breve, seguindo a ordem do Comandante Geral da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno. A data de desativação será o dia 24 de julho, coincidindo com o aniversário de 83 anos de sua fundação.

Criada durante a Segunda Guerra Mundial, em 1941, a BARF foi estabelecida em um período em que as Forças Armadas Brasileiras temiam um possível ataque ao Nordeste.

Atualmente, segundo documentos da Força Aérea Brasileira (FAB), a base tem experimentado uma redução significativa em suas operações.

“Em virtude de não mais haver Unidades Aéreas sediadas, a vocação dessa nobre organização militar (OM) voltou-se para a Segurança e Defesa (SEGDEF), assim como apoio eventual a aeronaves militares em trânsito por Recife”, disse o Comando da Aeronáutica.

O comando informou que o encerramento das atividades da BARF visa a otimização da eficiência istrativa e financeira.

“Sendo assim, decidiu-se pela desativação da BARF, visto que suas atividades, sob o prisma da economicidade e eficiência istrativa, podem ser adjudicadas a outras organizações militares locais, com plena capacidade de absorvê-las”, complementa o documento.