Até as 16 horas desta quarta-feira (14), 473.940 aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), fizeram pedido de ressarcimento de valores descontados em seus benefícios. Essas pessoas informaram não reconhecer o vínculo com a organização associativa — o que corresponde a 98,6% dos requerentes. Outras 6.720 pessoas (1,4%) reconheceram as cobranças nas suas contas.
Os dados foram apresentados no início da noite desta quarta-feira pelo presidente do INSS, Gilberto Waller Jr., e pelo presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção. Segundo Waller, 41 entidades foram contestadas, ou seja, não reconhecidas pelos cidadãos que tiveram valores descontados.
Agora, as entidades têm 15 dias úteis para apresentarem ao INSS documentação que comprove o vínculo. As autoridades explicaram que as associações possuem uma plataforma própria para envio de informações ao INSS. Waller reforçou que os segurados não devem falar com terceiros ou intermediários e que são as entidades que devem prestar informações sobre as respectivas associações para o INSS.
Caso o desconto não seja justificado, elas terão de efetuar um pagamento para ressarcir esses valores retirados irregularmente. Esse pagamento será feito na conta do Tesouro Nacional, por meio de uma Guia de Recolhimento da União (GRU). O ressarcimento ao segurado será feito pelo INSS diretamente na conta em que o benefício é recebido.
“Lembrando que esse pedido de ressarcimento não tem prazo para terminar, não precisa ter uma correria. A gente vai monitorar essa situação para verificar se é necessário encontrar parceiros para poder abrir o atendimento presencial nas agências ou, ainda, outras formas de busca. Uma das coisas que o INSS se compromete com todos: nenhuma comunidade vai ser alijada, retirada desse procedimento”, explicou Waller Júnior.
os ao sistema
Segundo o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, o aplicativo Meu INSS teve 8,55 milhões de os neste primeiro dia de pedidos de ressarcimento. “Na área do desconto associativo, nós tivemos 1,6 milhão de os. Pela manhã, mesmo com a ampliação bastante significativa da infraestrutura que ava o sistema, tivemos alguns momentos de instabilidade. Conseguimos balancear a carga, aumentar vários dos elementos, estabilizamos o sistema na parte da tarde e temos a expectativa de ter um dia mais tranquilo amanhã e em diante”, disse.
Waller Júnior também pontuou que o volume de os foi muito superior ao número de solicitações feitas. Por isso, pediu que seja evitado o uso do sistema por pessoas que não tenham sido afetadas diretamente. “Estamos atendendo pessoas que sofreram fraudes. Então, curiosos, não em o sistema. Isso vai dificultar ainda mais esse o”, afirmou.
Ressarcimentos
A partir desta quarta-feira teve início o período para confirmar se o desconto associativo identificado em seu benefício foi autorizado ou não. Não há prazo limite para a solicitação. Os aposentados e pensionistas podem conferir suas situações quando for mais conveniente, sem razão para correria ou pressa na checagem, destacou o INSS.
Veja como fazer:
- basta ar o aplicativo ou o site Meu INSS
- o aplicativo Meu INSS está disponível gratuitamente nas plataformas App Store (iOS) e Google Play Store (Android). Após baixá-lo, será necessário criar uma conta com e senha, informando o número do F. A senha criada servirá também para ar outros serviços públicos, pois, há alguns anos, todos os portais foram unificados no sistema Gov.br.
- com seu F e senha e clicar no serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”
- o aplicativo exibirá o nome da entidade e, também, as opções para que o aposentado ou pensionista possa informar se autorizou, de fato, o débito.
- ao clicar na opção “Não autorizei o desconto”, o usuário receberá a mensagem de que o pedido foi realizado com sucesso e que as entidades associativas têm até 15 dias úteis para responder a contestação.
- a partir deste momento, basta acompanhar a resposta pelos canais de atendimento do INSS – Meu INSS (site e aplicativos para iOs ou Android) ou pelo telefone 135. Esses são os únicos canais oficiais do Governo Federal para tratar do assunto.
Também é possível confirmar se o desconto associativo foi autorizado, ou não, pela Central de Teleatendimento 135, que atende de segunda a sábado, das 7h às 22h. Para um atendimento mais rápido, os melhores horários para ligar são após às 16h e aos sábados.
Alerta de golpes
O INSS não faz ligações nem envia SMS, e-mail, mensagem de WhatsApp, ou faz nenhum outro tipo de contato além dos oficiais para informar sobre o reembolso. É preciso redobrar o cuidado com golpes O contato oficial com os beneficiários do INSS será feito exclusivamente por meio de notificação no aplicativo Meu INSS. Em caso de dúvidas, basta ligar na central de teleatendimento 135.