José Múcio, ministro da Defesa, embarcou neste sábado (07) para a Suécia, onde, em uma rápida viagem, negociaria a venda de aeronaves Embraer C-390 Millennium ao país nórdico. Os planos, porém, acabaram alterados. Cerca de 40 minutos após decolar já de Cabo Verde, tudo mudou.
Ao lado do brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, comandante da Aeronáutica, que também estava no voo, decidiram voltar ao Brasil para deixar a aeronave da FAB à disposição de brasileiros caso o governo decida fazer a repatriação de brasileiros que estão em Israel.
Ao voltar ao Brasil, Múcio e Damasceno fizeram uma longa reunião durante a tarde na Aeronáutica para traçar o plano de uma eventual repatriação. Se o governo decidir por isso, estarão preparados.
Hoje (08), às 10h, o ministro José Múcio e o comandante da Aeronáutica se encontram para uma reunião no Ministério das Relações Exteriores quando decidirão os próximos os do Brasil em relação a Israel e sobre uma eventual repatriação dos brasileiros que estão no país atacado por Hamas.