Governo Federal inclui Sertânia e mais quatro cidades pernambucanas em situação de emergência por causa da estiagem

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, reconheceu situação de emergência em mais cinco cidades do Agreste e Sertão pernambucano devido à estiagem.

Na última semana, nove cidades, também do Agreste e do Sertão, foram incluídas na medida.

A nova portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (27), assinada pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros.

Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do MIDR para atendimento à população afetada.

As ações envolvem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.

Veja a lista das cidades em situação de emergência em Pernambuco:

  • Sertânia;
  • Itacuruba;
  • Calçado;
  • Limoeiro;
  • Toritama.